NixOS 20.09 lançado com foco na estabilização do sistema [Atualizado]

O projeto NixOS anunciou o lançamento da mais recente versão estável do seu sistema, o NixOS 20.09. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.

No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.

O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.

Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.

Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.

Agora, O projeto NixOS anunciou o lançamento do NixOS 20.09 Markhor.

Novidades do NixOS 20.09

NixOS 20.09 lançado com foco na estabilização do sistema
NixOS 20.09 lançado com foco na estabilização do sistema

OS NixOS 20.09 traz muitas mudanças importantes e sutis ao mix. Ele será suportado até abril de 2021 e se concentra na estabilização do sistema central.

O sistema operacional também inclui atualizações confiáveis, reversões, modelos baseados na origem com binários, configurações de sistema e gerenciamento de pacotes multiusuário. Nixpkgs é uma distribuição de código-fonte que permite modificar qualquer pacote localmente.

A estabilização do NixOS acontece um mês antes do lançamento planejado. O objetivo é ter o mínimo possível de trabalhos de integração contínua (Hydra) falhando antes do corte da liberação.

Embora o projeto queira lançar no prazo, para eles, um lançamento de alta qualidade é mais importante.

O lançamento 20.09 destacou alguns pontos fracos da programação de lançamento atual. Mas já começaram as discussões sobre como melhorar o processo desde o início, para ajudar a minimizar os riscos.

A equipe do projeto até agradeceu ao WORLDofPEACE (meu co-gerente de lançamento) por ajudar com itens de gerenciamento de lançamento, Thomas Tuegel por ajudar com a estabilização de Qt e Plasma, bem como Robert Scott por seu trabalho com a estabilização de lançamento.

“A versão 20.09 foi possível devido aos esforços de 1313 contribuidores em 31282 commits. Gostaríamos de agradecer especialmente aos nossos 10 principais colaboradores: Mario Rodas, Frederik Rietdijk, Jörg Thalheim, Maximilian Bosch, Jonathan Ringer, Jan Tojnar, Daniël de Kok, WORLDofPEACE, Florian Klink, José Romildo Malaquias e 1303 outros!”

Esta versão adiciona mais de 7000, atualiza 14442 e remove 8181 pacotes. Uma das principais adições é: o SO agora vem com uma ISO GNOME separada.

Alterações do NixOS 20.09:

  • GCC (GNU Compiler Collection) 9.2.0 atualizado para 9.3.0 e Glibc de 2.30 para 2.31;
  • Biblioteca gráfica do Mesa 19.3.5 atualizada para 20.1.7;
  • Plasma5 => 5.17.5 a 5.18.5;
  • GNOME3 => 3,34 a 3,36. Canela adicionada em 4,6;
  • KDEApplications => 19.12.3 a 20.08.1;
  • Além disso, muitas linguagens de programação como PHP e Python também foram atualizadas.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o NixOS 20.09

A imagem ISO do NixOS 20.09 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.