NixOS 22.11 lançado com GNOME 43, KDE Plasma 5.26, e mais

O projeto NixOS lançou o NixOS 22.11 com GNOME 43, KDE Plasma 5.26, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.

No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.

O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.

Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.

Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.

Agora, Timothy DeHerrera e Tom Bereknyei anunciaram o lançamento e a disponibilidade geral do NixOS 22.11 como a atual versão estável desta distribuição Linux desenvolvida de forma independente.

Novidades do NixOS 22.11

NixOS 22.11 lançado com GNOME 43, KDE Plasma 5.26, e mais
NixOS 22.11 lançado com GNOME 43, KDE Plasma 5.26, e mais

Chegando seis meses após o NixOS 22.05 “Quokka”, o NixOS 22.11 “Raccoon” está aqui com pacotes novos e atualizados, bem como novos recursos como suporte para algoritmos mais seguros para software e senhas de login do sistema através da implementação da biblioteca libxcrypt, nsncd como uma substituição do nscd para resolver nomes de host, usuários, etc., bem como suporte para habilitar o uso do driver de kernel de código aberto da NVIDIA.

A versão NixOS 22.11 também vem com OpenSSL 3, OpenSSH 9.1, PHP 8.1, Perl 5.36 e Python 3.10 por padrão, suporte para imagens de nuvem Linode, suporte de compilação nativa para o pacote emacs, documentação NixOS gerada por markdown, gerenciamento de pacotes Nix 2.11.0 sistema e suporte para as mais recentes séries de ambiente de desktop GNOME 43 e KDE Plasma 5.26.

O NixOS 22.11 está disponível para download no site oficial como imagens ISO mínimas para arquiteturas de 32 bits, 64 bits e AArch64 (ARM64), bem como imagens ISO gráficas com o ambiente de desktop GNOME 43 ou KDE Plasma 5.26 para 64 bits e arquiteturas AArch64 (ARM64).

No entanto, o instalador também oferece suporte a outros ambientes de desktop populares, como Xfce, Cinnamon, Pantheon, LXQt e muito mais.

Esta versão ainda é alimentada pela série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo, que chegará ao fim da vida útil em outubro de 2023. O NixOS 22.11 terá suporte com atualizações de software e segurança até o final de junho de 2023.

Apesar de vir com o kernel Linux 5.15.80. No entanto, o foco desta versão é a mudança planejada na abordagem de segurança da conta do usuário. Aqui está tudo sobre isso.

O software da NixOS que utiliza a API de hashing de senha crypt agora usa a implementação da libxcrypt em vez da glibc, permitindo suporte para algoritmos mais seguros.

Em seu próximo lançamento, o NixOS 23.05, previsto para o final de maio do ano que vem, os desenvolvedores da distro planejam desabilitar os hashes de senha fraca.

Infelizmente, isso significa que os hashes de senha antigos podem precisar ser atualizados durante a vida útil do NixOS 22.11.

Os desenvolvedores especificam que, se a libxcrypt, uma biblioteca moderna para hash de senha unidirecional, não sinalizou os algoritmos de senha como fortes, o NixOS os considera fracos.

Portanto, eles encorajam fortemente todos os usuários a atualizar suas senhas do sistema usando sha512crypt.

Além disso, se o seu sistema estiver configurado com hashes fracos, um script irá alertá-lo durante a ativação.

Nesse caso, os usuários podem usar o comando passwd para atualizar as senhas configuradas interativamente, enquanto o mkpasswd pode gerar novos hashes de senha.

Se você usa o NixOS como estação de trabalho, a nova versão 22.11 inclui versões atualizadas dos dois ambientes de desktop mais populares, GNOME 43 e KDE Plasma 5.26.

Para completar, o Cinnamon também foi atualizado para v5.4. Mas, é claro, as atualizações de software não param por aí.

Como você deve saber, o NixOS é uma distribuição Linux fortemente focada em desenvolvedores, então esta versão continua a tradição de fornecer a eles as ferramentas de desenvolvimento mais atualizadas. Eles obtêm PHP 8.1, Perl 5.36 e Python 3.10 aqui.

O Nix, uma ferramenta para gerenciamento de configuração reproduzível e declarativa, foi atualizado para v2.11.0, e o OpenSSL agora é padronizado como OpenSSL 3.

Finalmente, mencionaremos que o nsncd agora está disponível como um substituto para o nscd (Name Service Cache Daemon). Os desenvolvedores planejam usar o nsncd por padrão no NixOS 23.05.

Para mais detalhes sobre essa versão acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o NixOS 22.11

A imagem ISO do NixOS 22.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Você pode baixar o NixOS 22.11 como GNOME ou KDE Plasma live e imagens ISO instaláveis. Embora as ISOs de plasma do GNOME e KDE suportem apenas sistemas de 64 bits, a imagem mínima também pode ser instalada em computadores de 32 bits.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.