NixOS 23.11 lançado com GNOME 45 e suporte a Wi-Fi 6

O projeto NixOS lançou o NixOS 23.11 com GNOME 45 e suporte a Wi-Fi 6, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.

No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.

O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.

Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.

Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.

Agora, Timothy DeHerrera e Tom Bereknyei anunciaram o lançamento e a disponibilidade geral do NixOS 23.11 como a atual versão estável desta distribuição Linux desenvolvida de forma independente.

Novidades do NixOS 23.11

NixOS 23.11 lançado com GNOME 45 e suporte a Wi-Fi 6
NixOS 23.11 lançado com GNOME 45 e suporte a Wi-Fi 6

Chegando seis meses após o NixOS 23.05, o lançamento do NixOS 23.11 está aqui para apresentar a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 45 “Riga”. A edição GNOME vem com a área de trabalho GNOME 45.1 por padrão em uma sessão Wayland para máquinas bare metal e virtuais.

Devido às mudanças anteriores, a edição GNOME do NixOS vem com uma seleção de software ligeiramente diferente em comparação com a versão anterior.

Agora inclui o Loupe como visualizador de imagens padrão, o Snapshot como o aplicativo de câmera padrão e o aplicativo GNOME Photos foi removido da imagem de instalação.

Por outro lado, a edição KDE Plasma vem com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9 LTS, que é acompanhado pelos mais recentes pacotes de software KDE Frameworks 5.112 e KDE Gear 23.08.3.

Assim como a edição GNOME, a edição KDE Plasma também usa como padrão a sessão Wayland.

NixOS 23.11 também introduz suporte para redes sem fio Wi-Fi 6 (IEEE 802.11ax), junto com a habilitação do protocolo de segurança WPA3-SAE-PK no pacote hostapd e um módulo hostapd renovado.

Nos bastidores, há muitos componentes atualizados, incluindo LLVM 16, PostgreSQL 15, FoundationDB 7, systemd 254, ROCm 5.7.0, Cassandra 4, yarn-berry 4.0.1 e GNU C Library (Glibc) 2.38.

O NixOS 23.11 permanece alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo e inclui Linux 6.1.64 por padrão.

Outra mudança interessante nesta versão é a implementação do pacote sudo-rs como uma reimplementação do pacote sudo escrito em Rust. Isso vem com um novo módulo experimental security.sudo-rs e pode ser habilitado com security.sudo-rs.enable = true;.

Os desenvolvedores explicam que:

“O módulo sudo-rs só realiza configuração através de security.sudo-rs e, em particular, não usa automaticamente regras previamente definidas; isso poderia ser alcançado com security.sudo-rs.extraRules = security.sudo.extraRules; por exemplo.”

Para mais detalhes sobre essa versão acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o NixOS 23.11

A imagem ISO do NixOS 23.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.