novo iPad Pro da Apple desafia sua definição de computador

Mal foi lançado, o novo iPad Pro da Apple desafia sua definição de computador. Confira como a empresa pretende redefinir o uso do PC com o novo aparelho.

Recentemente, a Apple lançou seu novo iPad Pro com uma configuração de câmera dupla, um scanner LIDAR para recursos de AR e um chip A12Z Bionic que o torna tão rápido quanto a maioria dos PCs e laptops.

novo iPad Pro da Apple desafia sua definição de computador
novo iPad Pro da Apple desafia sua definição de computador

Além de compará-lo com computadores e laptops contemporâneos em termos de velocidade, a Apple também desafiou a ideia primitiva de um computador.

novo iPad Pro da Apple desafia sua definição de computador

Para fazer o desafio, foi lançando um vídeo introdutório com o título “iPad Pro – Como usar corretamente um computador”.
https://youtu.be/w0P0FQ770dE
Se você assistiu, sabe que é um vídeo satírico que zomba da maneira tradicional de usar um computador. O vídeo do YouTube tenta prejudicar a definição de computador como a conhecemos hoje.

Ao pesquisar no Google a definição de computador, o resultado foi: “É um dispositivo eletrônico para armazenar e processar dados, normalmente em formato binário, de acordo com as instruções fornecidas em um programa variável”. E é exatamente isso que a Apple quer mudar com seu novo iPad.

Exibindo seu mais recente iPad Pro, a Apple diz “Seu próximo computador não é um computador” e, portanto, nos exorta a abandonar a essência de um computador.

Como usar corretamente um computador? (Edição da Apple)

Quando você menciona a palavra “computador’, geralmente, o que vem à mente da maioria das pessoas é uma área de trabalho colocada sobre uma mesa.

O primeiro argumento da Apple é que os computadores se tornaram móveis agora e você não precisa de um assento para usá-lo.

Você pode carregá-lo e usá-lo em qualquer lugar. O novo iPad Pro, com seu design elegante e pesando pouco mais de um quilo, é a própria definição de um computador portátil e poderoso.

Em seguida, a Apple quer que as pessoas quebrem os grilhões da noção preconcebida de que um computador não é destinado a jogos. Vimos ano após ano que a Apple está lançando seu iPad como concorrente direto de consoles de jogos como PlayStation e Xbox.

Em 2018, quando o iPad Pro foi lançado, a Apple mencionou no palco que “fornece uma experiência que rivaliza com os consoles pela primeira vez”. Agora, a Apple reiterou que o iPad Pro simplesmente não é um tablet, mas pode funcionar como um dispositivo de jogo portátil completo.

Citando um exemplo muito adequado no vídeo, a Apple aponta para o fato de que, em um computador tradicional, você precisa executar um conjunto de etapas bastante meticulosas para enviar um documento eletrônico com sua assinatura por e-mail. No entanto, com o iPad Pro e o Apple Pencil, é tão fácil quanto dar um passeio no parque (na opinião da Apple, claro).

O recém-lançado iPad Pro é equipado com o chip A12Z Bionic, o que o torna mais comparável a vários laptops modernos em termos de desempenho.

Ao adicionar o Magic Keyboard ao seu iPad Pro, a Apple diminuiu ainda mais a linha entre um computador e um iPad. Além disso, o fabricante do iPhone também incluiu um cursor reimaginado em seu novo trackpad.

De certa forma, é o meio astuto da Apple de dizer que os computadores evoluíram com o tempo e continuarão a fazê-lo.

Se você ainda segue a terminologia antiga, a culpa é sua, a Apple quer lhe dizer isso.

novo iPad Pro da Apple desafia sua definição de computador – iPad está se tornando mais do que um PC

A Apple não deixa pedra sobre pedra para nos fazer acreditar que o iPad Pro 2020 representa o auge dos computadores e que está na hora de descartarmos nossa antiga definição de computador.

Mais importante, a Apple quer fazer uma declaração dizendo que você não pode se recusar a chamar um iPad de computador porque o que você chama de computador é algo que deixamos para trás.

Este artigo não é um endosso da opinião da Apple, nem tampouco uma negação. É apenas uma menção ao que a empresa colocou em questão, mesmo que isso possa ser apenas uma caampanha de marketing, disfarçado de questionamento disruptivo. Aliás, esse não é um artigo patrocinado, ok?

mas enfim, o iPad Pro é realmente um PC? Não tenho muita certeza disso, já que nele eu não tenho a opção de reformatar seu disco rígido e inicializar o Linux.

E você? O que acha da definição de computador da Apple? Deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.