Novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM

E o mais novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM. Confira os detalhes desse incrível hardware.

Banana Pi é um computador single-board produzido pela Shenzhen LeMaker Technology Co., Ltd, com um design que é fortemente influenciada pela Raspberry Pi.

O melhor de tudo, a maioria dos softwares criados para o Raspberry Pi podem ser executado no Banana Pi com pouca ou nenhuma modificação.

O pessoal por trás da linha Banana Pi de computadores compactos vem produzindo alternativas ao Raspberry Pi há anos, e o mais recente é um novo computador em um módulo com um processador octa-core Rockchip RK3588, suporte para até 8 GB de memória LPDDR4 e até 128 GB de armazenamento eMMC.

Novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM

Novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM
Novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM

Como um módulo de computação Raspberry Pi, o novo cartão Banani Pi possui um processador, memória, armazenamento e todas as outras funcionalidades principais de um computador. Mas você precisará conectá-lo a uma placa transportadora se quiser coisas como portas.

A Banana Pi está chamando o novo módulo de kit de desenvolvimento neste momento e diz que amostras de hardware estão disponíveis mediante solicitação, mas a nova placa ainda não está disponível para compra e o preço de varejo não foi anunciado.

No coração do pequeno computador está o recém-lançado processador RK3588, que é o mesmo chip que alimenta o computador de placa única Radxa ROCK5. É um chip de 8 nm que possui:

  • 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A76
  • 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A55
  • Gráficos ARM Mali-G610 MP4

O processador também possui uma unidade de processamento neural capaz de fornecer 6 TOPS de desempenho, suporte para decodificação de vídeo 8K em codecs H.264 e H.265 e suporte para gráficos OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.2 e Vulkan 1.1.

Embora possa não ser exatamente competitivo com os mais recentes processadores Qualcomm, MediaTek ou Samsung, é o processador mais poderoso da Rockchip até hoje, e os chips da empresa provaram ser populares com dispositivos focados em software de código aberto, como a linha de laptops compatíveis com Linux da Pine64, tablets e smartphones.

A Banana Pi diz que sua nova placa pode ser configurada com 2 GB, 4 GB ou 8 GB de RAM e 32 GB, 64 GB ou 128 GB de armazenamento eMMC e o sistema suporta software Android 12 e Linux.

O módulo do computador suporta interfaces PCIe 3.0, SATA 3.0 e USB 3.1 Type-C, mas você precisará conectá-lo a uma placa de suporte para acessar essas funções.

Novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM
Novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM

Uma postagem no fórum Banana Pi mostra o que parece ser uma placa de amostra com duas portas Ethernet, três portas HDMI, três portas USB e um leitor de cartão microSD, entre outras conexões.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock