NsCDE 2.3 lançado com integração com Qt6, melhorias, e mais

E foi lançado o NsCDE 2.3 com integração com Qt6, melhorias, e mais. Confira as novidades desse Common Desktop Environment.

O Common Desktop Environment é um ambiente de trabalho proprietário para UNIX baseado na biblioteca Motif. Ele também é o ambiente de trabalho padrão no sistema operacional OpenVMS da Hewlett-Packard.

O NsCDE pode ser considerado um tema FVWM pesado em esteroides, mas combinado com alguns outros componentes de software livre e aplicativos FVWM personalizados e muita configuração, o NsCDE pode ser considerado um ambiente de desktop híbrido leve.

Em outras palavras, o NsCDE é um usuário pesado de FVWM (ab). Ele consiste em um conjunto de aplicativos e configurações FVWM, enriquecidos com drivers de segundo plano Python e Shell, algumas ferramentas e aplicativos de software gratuitos adicionais. FVWM3 também é suportado.

Visualmente, o NsCDE imita o CDE, o conhecido Common Desktop Environment de muitos sistemas UNIX comerciais dos anos noventa. Ele suporta cenários e paletas CDE com conjuntos de cores FVWM e possui um gerador de temas para Xt, Xaw, Motif, GTK2, GTK3, Qt4 e Qt5.

Integrando todos esses bits e peças, o usuário obtém uma experiência visual retrô em quase todos os aplicativos X11.

Enriquecido com vários conceitos e funções poderosos de FVWM, aplicativos modernos e renderização de fontes, o NsCDE atua como um elo entre a aparência clássica do CDE e um ambiente rápido e extensível, adequado para a computação moderna.

O NsCDE pode até ser integrado a ambientes de desktop existentes como um wrapper de gerenciador de janelas FVWM para manipulação de sessão e funcionalidade DE adicional.

No entanto, o NsCDE é projetado para usuários orientados ao UNIX, e geralmente técnicos, e não como algo para uso público em geral ou para introduzir iniciantes em um Linux ou algum outro sistema semelhante ao unix.

Agora, o NsCDE 2.3 foi lançado como a versão mais recente do “Not so Common Desktop Environment” (Ambiente de desktop não tão comum) que se inspira no desktop CDE, uma vez comum nas estações de trabalho Unix.

Novidades do NsCDE 2.3

NsCDE 2.3 lançado com integração com Qt6, melhorias, e mais
NsCDE 2.3 lançado com integração com Qt6, melhorias, e mais

Sim. Uma nova versão do “Not so Common Desktop Environment” já está disponível, um desktop Linux moderno que continua a imitar a aparência do antigo ambiente de desktop CDE Unix.

O NsCDE 2.3 foi lançado hoje e continua a ser construído sobre o FVWM e oferece recursos/funcionalidades modernas, ao mesmo tempo em que se assemelha ao Common Desktop Environment (CDE) encontrado nos sistemas Unix e OpenVMS desde os anos 90.

Com o lançamento do NsCDE 2.3, ele está em desenvolvimento há quase um ano.

A versão 2.3 traz integração com Qt6, novos temas podem ser recarregados sem reiniciar o FVWM, integração de tema CSS com versões mais recentes do Firefox e Thunderbird, várias melhorias de integração X11, correções de tema GTK3 e uma ampla variedade de outras melhorias e correções de integração.

Para saber mais sobre essa versão do NsCDE, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o NsCDE

O NsCDE está disponível sob a licença GPLv3. Downloads de fontes, bem como binários para pacotes Fedora, SUSE e Ubuntu/Debian estão disponíveis via GitHub.

Enfim, basta baixar o pacote especifico para a sua distribuição e instalar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.