OBS Studio 27.2 lançado com suporte oficial ao Flatpak, e mais

Foi lançado o OBS Studio 27.2 com suporte oficial ao Flatpak, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.

Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.

OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.

Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.

O software OBS Studio é de código aberto e gratuito. Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas. É o usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.

Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.

Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.

Agora, os desenvolvedores do OBS Studio lançaram a versão 27.2.

Novidades do OBS Studio 27.2

OBS Studio 27.2 lançado com suporte oficial ao Flatpak, e mais
OBS Studio 27.2 lançado com suporte oficial ao Flatpak, e mais

O OBS Studio 27.2 é a segunda grande atualização da série 27.x, depois do OBS Studio 27.1, trazendo vários novos recursos interessantes para usuários do Linux, como suporte oficial ao Flatpak para que você possa instalar o software com mais facilidade em sua distribuição GNU/Linux favorita.

Também para usuários de Linux, a nova versão do OBS Studio classifica em ordem alfabética a lista de janelas mostradas ao selecionar Window Capture como fonte, torna a captura do PipeWire mais robusta, especialmente em configurações multi-GPU, e introduz uma estrutura que abre caminho para o suporte futuro de teclas de atalho de fundo em Wayland.

Os principais novos recursos do OBS Studio 27.2 incluem fonte AJA para dispositivos AJA, juntamente com saída AJA no menu de ferramentas, uma nova opção de menu de contexto de clique com o botão direito para fontes para permitir que você defina diferentes modos de mesclagem, suporte para o protocolo RIST, filtro de teclas de atalho pesquisa e detecção de duplicatas, bem como codificadores experimentais AOM AV1 e SVT-AV1 no modo de saída avançada.

Além disso, o OBS Studio 27.2 corrige vários problemas no Linux, incluindo um problema de desempenho com captura de janela X11, latência de monitoramento de áudio, uma falha ocorrida ao modificar as propriedades do dispositivo de captura de vídeo, redimensionamento de projetores em determinados WMs, funcionamento incorreto de teclas de atalho do mouse, PulseAudio volume de monitoramento com formatos assinados de 32 bits e não assinados de 8 bits, captura de janela em dispositivos de rasterização de software e uma falha que ocorreu ao fechar determinados diálogos contendo visualizações de vídeo no X11.

Outra novidade é um atalho de teclado para permitir que os usuários atualizem uma fonte do navegador, uma nova caixa de diálogo de aviso que será exibida ao alternar perfis cujas alterações de configurações exigem uma reinicialização, uma nova opção “Mostrar aviso de saídas ativas ao sair” em Configurações avançadas que permite habilitar ou desabilitar a caixa de diálogo de confirmação ao sair durante a gravação ou streaming, e uma nova opção nas configurações gerais para ocultar a janela principal do OBS Studio durante a captura.

Entre outras mudanças dignas de nota, há melhor consistência de sufixos de duração de transição, suporte para modos claro e escuro para os painéis do Twitch, uma caixa de diálogo mais amigável para informar os usuários quando um arquivo não é gravado para gravação, visualização/propriedades de filtros redimensionáveis, suporte para ativar fontes ao visualizá-las na caixa de diálogo de filtros e suporte para medidores de volume que mostram a atividade de áudio em escala de cinza quando estão silenciados.

Além disso, o OBS Studio 27.2 adiciona uma caixa de diálogo de aviso que aparecerá quando iniciar ou interromper o streaming do YouTube falhar, move o menu Docks para seu próprio menu de nível superior na barra de menus, não exibe mais filtros de áudio incompatíveis para fontes que não apoiá-los, não atualiza mais as fontes do navegador quando seu tamanho muda e adiciona a capacidade de servidores RTMP solicitarem silenciosamente uma reconexão quando o servidor estiver inativo.

Obviamente, também existem várias correções de bugs que melhoram ainda mais a funcionalidade existente, bem como a estabilidade geral e a confiabilidade do software.

Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.