OBS Studio 29.1.3 lançado com várias correções de bugs

Foi lançado o OBS Studio 29.1.3 com várias correções de bugs, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.

Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.

OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.

Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.

O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.

Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.

Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.

Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.

Agora, o OBS Studio 29.1.3, o primeiro grande lançamento desde o OBS Studio 29.0, já está disponível para teste beta público com vários novos recursos e melhorias.

Novidades do OBS Studio 29.1.3

OBS Studio 29.1.3 lançado com várias correções de bugs
OBS Studio 29.1.3 lançado com várias correções de bugs

O OBS Studio 29.1.3 está aqui para melhorar o plug-in Source Record, corrigindo uma falha que ocorria quando as propriedades eram excluídas no retorno de chamada.

Ele também melhora a reconfiguração do codificador AMF (Advanced Media Framework) e a taxa de bits dinâmica, pois eles não funcionavam em versões anteriores, bem como o fallback predefinido do AMF para levar em consideração a taxa de transferência relatada pela GPU.

Os avisos de compatibilidade de captura de janela e jogo também foram corrigidos nesta versão para serem exibidos corretamente.

Além disso, o OBS Studio 29.1.3 corrige um bug nas configurações de áudio em que canais de áudio, taxa de amostragem e modo de buffer de áudio de baixa latência às vezes falham ao salvar corretamente.

Esta versão também melhora a redefinição de seleção de serviço para serviços que não são mostrados por padrão, corrige uma falha com fontes de texto Freetype 2 quando texto não ASCII é usado e corrige outras falhas em obs-websockets e scripts Lua.

A interface do usuário também parece ter recebido várias correções.

Por exemplo, um bug impedia que as caixas de diálogo de propriedades fossem fechadas com o botão “Cancelar”, os atalhos de teclado não eram exibidos para alguns itens do menu de contexto e o item de menu verificável “Source Toolbar” (Barra de ferramentas de origem) do menu Exibir não era atualizado quando as teclas de atalho “Show Source Toolbar” (Mostrar barra de ferramentas de origem) e “Hide Source Toolbar” (Ocultar barra de ferramentas de origem) eram usadas.

Além disso, o OBS Studio 29.1.3 corrige um bug em que alternar entre “Fade” e “Fade to Black” para uma transição rápida não funcionaria corretamente, corrige um problema em que entradas desnecessárias de desfazer/refazer estavam sendo criadas para fontes de texto e corrige um bug em que o texto do espaço reservado para “Grupo” não seria localizado corretamente ao adicionar um novo grupo.

Esta atualização ocorre cerca de três semanas após o OBS Studio 29.1.2, que melhorou o clique duplo em projetores não multiview, a abertura de configurações quando um serviço inexistente foi selecionado, o cálculo do intervalo de quadros-chave para o codificador VideoToolbox, a câmera virtual ao usar modo de saída de fonte, seleção de faixas de áudio para streaming ou gravação, bem como monitoramento de áudio ao usar o PulseAudio.

Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.