Ondsel, um projeto para promover FreeCAD entre profissionais

Conheça o Ondsel, um projeto para promover FreeCAD entre profissionais criado por Brad Collette, um desenvolvedor do FreeCAD.

Há alguns dias, Brad Collette, um desenvolvedor ativo do FreeCAD, que desenvolve a interface Path para organizar a produção de modelos projetados pelo FreeCAD em máquinas CNC, fundou o Ondsel, um projeto que desenvolverá soluções que tornarão o FreeCAD mais atraente para usuários comerciais, engenheiros e designers profissionais.

Ondsel, um projeto para promover FreeCAD entre profissionais

Ondsel, um projeto para promover FreeCAD entre profissionais
Ondsel, um projeto para promover FreeCAD entre profissionais

Se você não conhece o projeto FreeCAD, saiba que ele oferece um sistema aberto de modelagem 3D paramétrica, caracterizado por uma personalização flexível e funcionalidade aprimorada através da conexão de plugins.

O sistema permite, alterando os parâmetros do modelo, jogar com várias opções de projeto e avaliar o trabalho em vários pontos do desenvolvimento do modelo. O FreeCAD pode ser um substituto gratuito para sistemas CAD comerciais como CATIA, Solid Edge e SolidWorks.

Sobre o novo projeto, é mencionado que as soluções serão desenvolvidas dentro do modelo de negócios Open Core, no qual os componentes básicos do sistema são distribuídos gratuitamente e as funções avançadas são entregues como parte de um produto comercial.

Brad Collette, antigo colaborador do FreeCAD e CTO da Ondsel, disse que:

“Você coloca todo esse esforço para tornar seus projetos paramétricos e flexíveis, mas eles ainda são inúteis para outras pessoas, a menos que tenham o FreeCAD e saibam como usá-lo. Quero permitir que os designers publiquem designs em um site onde os usuários finais possam personalizar alguns aspectos deles e, em seguida, baixar exatamente o que precisam para imprimir em 3D, cortar em CNC ou usar em algum outro aplicativo.”

Por meio de um blog, ele divulgou parte dos detalhes do projeto e menciona que a empresa está registrada como uma corporação de benefícios públicos (Corporación de Beneficios Públicos), sem fins lucrativos, trabalhando para o bem público e contribuindo para o desenvolvimento do projeto de código aberto FreeCAD.

Todas as alterações relacionadas à base de código principal do FreeCAD, bem como a maior parte do código de seus serviços, Ondsel concorda em fornecer sob licenças abertas e retornar ao projeto principal.

Brad disse que:

“Se você quisesse pagar pelo CAM, seria extremamente caro e, sem o CAM, os modelos não seriam muito úteis para o CNC. Comecei contribuindo para um pequeno projeto de código aberto e fazendo alguns amigos, e depois me conectei ao projeto FreeCAD. Também não havia capacidade CAM lá. Então começamos do zero e seguimos em frente.”

Também está prevista a contratação de vários desenvolvedores que trabalharão no desenvolvimento do FreeCAD para resolver problemas complexos de engenharia. A empresa também se compromete a não vincular os usuários aos seus serviços (vendor lock), garantir a portabilidade com outros produtos e não complicar a migração dos dados dos usuários.

Dos planos de desenvolvimento, destaca-se a criação de uma edição em nuvem do FreeCAD, bem como o desenvolvimento de ferramentas para colaborar em projetos complexos e construir uma plataforma para publicar projetos criados.

Os usuários devem ser capazes de vender projetos prontos do FreeCAD para aqueles que não querem projetar do zero, mas estão prontos para adaptar uma solução pronta típica às suas necessidades.

Assim, os pequenos negócios poderão utilizar uma única plataforma para criar seus produtos e levá-los aos clientes.

Historicamente, a maioria da base de usuários do FreeCAD tem sido criadores e amadores. Ondsel quer tornar o FreeCAD mais atraente para designers profissionais, engenheiros e usuários corporativos.

“Nosso conjunto inicial de clientes são pequenas empresas com um produto personalizável para o usuário final. Eles querem usar seus designs 3D em seu site para que seus clientes possam interagir, personalizar e explorar o produto”, disse Brad.

Embora o objetivo principal do FreeCAD seja a engenharia mecânica e o design de novos produtos, ele pode ser usado em outras áreas, como o design arquitetônico.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.