OnwardMobility confirmou que o telefone BlackBerry 5G não será lançado

Através de uma manifestação oficial em seu site, a OnwardMobility confirmou que o telefone BlackBerry 5G não será lançado.

A BlackBerry foi uma das primeiras líderes no mercado de smartphones graças a várias inovações, incluindo os smartphones da empresa com teclados e serviços importantes como o BlackBerry Messenger.

Mas a empresa perdeu participação de mercado significativa para os dispositivos iPhone e Android e, eventualmente, parou de desenvolver seu próprio sistema operacional e mudou para o Android.

Mas a BlackBerry lançou apenas um único telefone Android próprio antes de começar a licenciar seu nome e software para empresas terceirizadas, incluindo a TCL, que produziu mais alguns dispositivos da marca BlackBerry antes de desistir em grande parte da ideia de telefones com teclado.

Alguns anos depois que a OnwardMobility anunciou planos para trazer um smartphone da marca BlackBerry com teclado físico e suporte 5G ao mercado, parece que esse plano está morto, junto com a própria OnwardMobility.

OnwardMobility confirmou que o telefone BlackBerry 5G não será lançado
OnwardMobility confirmou que o telefone BlackBerry 5G não será lançado

A notícia não chega a ser uma grande surpresa. CrackBerry e Android Police relataram no início deste mês que a OnwardMobility havia perdido a licença para usar o nome BlackBerry no telefone e, portanto, decidiu não seguir em frente.

Mas agora a empresa confirmou esses relatórios com um anúncio em seu site.

OnwardMobility confirmou que o telefone BlackBerry 5G não será lançado

OnwardMobility confirmou que o telefone BlackBerry 5G não será lançado
OnwardMobility confirmou que o telefone BlackBerry 5G não será lançado

Este ano, a BlackBerry desligou os serviços legados para telefones mais antigos que executam o software BlackBerry OS e, neste verão, os aplicativos Android da BlackBerry também não serão mais suportados.

Tudo isso para dizer que a empresa saiu em grande parte do espaço dos smartphones, por isso não é de surpreender que a empresa tenha decidido encerrar o que parece ter sido um de seus últimos acordos de licenciamento.

Mas é um pouco triste mesmo assim.

Como a OnwardMobility tem o hábito de postar mensagens em sua página inicial e depois substituí-las, aqui está a nota de despedida da empresa, para o bem da posteridade:

A todos os nossos valiosos seguidores, apoiadores e parceiros:

Queremos agradecer a todos pelo enorme apoio que nos deram desde que lançamos o OnwardMobility. No entanto, é com grande tristeza que anunciamos que a OnwardMobility será encerrada e não prosseguiremos com o desenvolvimento de um smartphone ultra-seguro com teclado físico.

Por favor, saibam que esta não foi uma decisão que tomamos de ânimo leve ou apressadamente. Compartilhamos sua decepção com esta notícia e garantimos que este não é o resultado que trabalhamos e esperamos.

Somos incrivelmente gratos à equipe de profissionais experientes que trabalharam incansavelmente neste projeto e a cada um de nossos leais fãs e parceiros que nos apoiaram ao longo desta jornada. Foi um prazer trabalhar com todos vocês e ouvir seus comentários e feedback.

Agradecemos todo o apoio e desejamos tudo de bom!

A equipe da OnwardMobility

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.