OpenBSD 7.4 lançado com temporização aleatória para o cron

O projeto OpenBSD anunciou a mais recente versão do seu sistema Unix, OpenBSD 7.4. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.

O projeto OpenBSD produz um sistema operacional semelhante ao UNIX, baseado no BSD 4.4, multiplataforma. Seus esforços enfatizam portabilidade, padronização, correção, segurança proativa e criptografia integrada.

O projeto também desenvolve o amplamente utilizado e popular software OpenSSH (OpenBSD Secure Shell), que fornece sessões de comunicação criptografadas através de uma rede de computadores usando o protocolo SSH.

Agora, a equipe do OpenBSD anunciou o lançamento do OpenBSD 7.4, a versão mais recente do sistema operacional focado na segurança do projeto.

Novidades do OpenBSD 7.4

OpenBSD 7.4 lançado com temporização aleatória para o cron
OpenBSD 7.4 lançado com temporização aleatória para o cron

A nova versão inclui muitas melhorias nas máquinas virtuais, melhor desempenho do SMP, atualizações de rede sem fio e um interessante recurso de temporização aleatória para o cron daemon.

No cron(8) e no crontab(5), adicione suporte para deslocamentos aleatórios ao usar intervalos com um valor de etapa no cron. Isso estende a sintaxe do intervalo aleatório para suportar valores de etapas.

Em vez de escolher um número aleatório entre os valores alto e baixo, o campo é tratado como um intervalo com um deslocamento aleatório menor que o valor do passo.

Isso pode ser usado para evitar problemas de rebanho estrondosos, onde várias máquinas entram em contato com um servidor ao mesmo tempo por meio de tarefas cron.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o OpenBSD 7.4

A imagem ISO do OpenBSD 7.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.