OpenMandriva Lx 4.2 Alpha lançado com kernel 5.7 e KDE Plasma 5.19

E foi lançado o OpenMandriva Lx 4.2 Alpha com kernel 5.7 e KDE Plasma 5.19. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

OpenMandriva é uma distribuição voltada para o cenário desktop e servidor do Linux com todos os recursos, patrocinado pela OpenMandriva Association.

Essa distro foi baseado no ROSA, um projeto de distribuição Linux russo que vendeu o Mandriva Linux em 2012, incorporando muitas das ferramentas e utilitários originais do Mandriva e adicionando aprimoramentos internos.

O objetivo do OpenMandriva é facilitar a criação, aprimoramento, promoção e distribuição de software livre e de código aberto em geral, e projetos do OpenMandriva em particular.

Agora, a comunidade OpenMandriva anunciou a disponibilidade para testes públicos da primeira versão alfa da próxima versão de distribuição, o OpenMandriva Lx 4.2.

Com o codinome “Argônio”, o OpenMandriva Lx 4.2 é a segunda grande atualização da última série do OpenMandriva Lx 4.

Novidades do OpenMandriva Lx 4.2 Alpha

OpenMandriva Lx 4.2 Alpha lançado com kernel 5.7 e KDE Plasma 5.19
OpenMandriva Lx 4.2 Alpha lançado com kernel 5.7 e KDE Plasma 5.19

OpenMandriva Lx 4.2 Alpha vem com pacotes atualizados e tecnologias Linux, incluindo a mais recente série de kernel Linux 5.7 e o ambiente de desktop KDE Plasma 5.19.

Nesta primeira versão alfa, o OpenMandriva Lx 4.2 vem com o kernel Linux 5.7.8, o que deve melhorar ainda mais o suporte de hardware, bem como o mais novo software KDE/Qt, como o ambiente de desktop KDE Plasma 5.19.3, o KDE Applications 20.04.3 , KDE Frameworks 5.72.0 e Qt 5.15, para uma melhor experiência na área de trabalho.

Sob o capô, há uma pilha de gráficos atualizada com base no X.Org Server 1.20.8, Mesa 20.1 e Wayland 1.20.8. A cadeia de ferramentas também foi atualizada e agora inclui LLVM/clang 10.0.1, GCC (GNU Compiler Collection) 10.1, GNU C Library (Glibc) 2.31, Java 14 e systemd 245.

O algoritmo de compactação em tempo real Zstandard (Zstd) está sendo usado nesta versão para fornecer as melhores taxas de compactação para o kernel, o que se traduz em tempos de inicialização mais rápidos.

E o Calamares 3.2.26 é usado como o instalador gráfico padrão nesta versão alfa.

Em termos de software, esta versão alfa fornece acesso antecipado a aplicativos avançados e futuros, incluindo o pacote de escritório LibreOffice 7.0, o software de gerenciamento de fotos profissional digiKam 7.0 e o pacote de escritório Calligra 3.2.

Também estão incluídos nesta primeira versão alfa os navegadores Mozilla Firefox 78, Chromium 83 e Falkon 3.1, o software de pintura digital Krita 4.2.9, a ferramenta de gravação de tela SimpleScreenRecorder 0.4.2, bem como o VLC 3.0.11 e SMPlayer 20.6.0 players de mídia.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o OpenMandriva Lx 4.2 Alpha

O OpenMandriva Lx 4.2 está disponível para testes públicos agora como uma versão alfa, que é uma compilação de desenvolvimento muito precoce que NÃO é recomendada para instalação em máquinas de produção. Se você encontrar algum problema ou bug, informe-os nesse endereço.

Duas imagens ISO estão disponíveis para download, para sistemas x86_64 genéricos e para computadores com CPUs AMD recentes da família Ryzen, ThreadRipper e EPYC.

Ao testar, observe também que esta versão requer pelo menos 2 GB de RAM e 10 GB de espaço livre em disco, inclusive para máquinas virtuais, e não suporta o Secure Boot.

A imagem ISO do OpenMandriva Lx 4.2 Alpha pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!