openSUSE Leap 15.6 beta lançado com GNOME 45, e muito mais

O Projeto openSUSE lançou o openSUSE Leap 15.6 beta com GNOME 45, e muito mais e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.

O projeto openSUSE possui três objetivos principais:

  • Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de obter e a distribuição Linux mais amplamente usada;
  • Alavancar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
  • Simplificar drasticamente e abra os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma preferida pelos desenvolvedores e fornecedores de software Linux.

O openSUSE Leap é criado a partir das mesmas fontes e dos mesmos pacotes binários do SUSE Linux Enterprise.

Agora, o projeto openSUSE lançou o openSUSE Leap 15.6 beta.

Novidades do openSUSE Leap 15.6 beta

openSUSE Leap 15.6 beta lançado com GNOME 45, e muito mais
openSUSE Leap 15.6 beta lançado com GNOME 45, e muito mais

Sim. O Projeto openSUSE anunciou hoje a versão beta do próximo lançamento do sistema operacional openSUSE Leap 15.6 antes do lançamento final em 12 de junho de 2024.

Desenvolvido pela série de kernel Linux 6.4 e construído sobre o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 6 (SP6), o openSUSE Leap 15.6 Beta é fornecido com a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS e GNOME 45.

Sobre o lançamento, Douglas DeMaio disse que:

“Os usuários do GNOME ficarão maravilhados com a atualização do GNOME 45, que aprimorará a experiência do usuário com novos recursos e refinamentos. O ambiente de desktop continua a evoluir, proporcionando uma interface mais elegante e intuitiva.”

Para aqueles que usam o openSUSE Leap 15.6 com o desktop KDE Plasma, este beta também vem com uma atualização mais recente do Qt 6 para garantir compatibilidade com os aplicativos mais recentes.

Falando em compatibilidade, este beta tem compatibilidade total com as fontes de software da versão SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 6.

Nos bastidores, encontramos muitos pacotes atualizados, incluindo PipeWire 1.0.3, PulseAudio 17.0, GNU C Library 2.38, systemd 254, Python 3.11, OpenSSL 3.1.4, GnuTLS 3.8.0, firewalld 2.0.1, AppArmor 3.1.6 , KDE Frameworks 5.114, Qt 5.15.12 LTS, Qt 6.6.1, DPDK 23.07, Xen 4.18, KVM 8.1.3, libvirt 1.0, podman 4.8 e virt-manager 4.1.

De acordo com o openSUSE Roadmap, a versão final do openSUSE Leap 15.6 estará disponível publicamente em 12 de junho de 2024, enquanto a versão Release Candidate (RC) deverá chegar às ruas no final de abril ou início de maio de 2024.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o openSUSE Leap 15.6 beta

A imagem ISO do openSUSE Leap 15.6 beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não adequada para uso em ambientes de produção.

Se você estiver usando o openSUSE Leap 15.5 e quiser atualizar para esta versão beta, poderá fazê-lo executando o comando zypper --releasever=15.6 dup em um emulador de terminal.

No entanto, não é recomendado atualizar uma versão estável para uma versão de pré-lançamento, então você pode querer se familiarizar com os problemas conhecidos no openSUSE Leap 15.6.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.