Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak

Se você quer um substituto fácil para os serviços de mapas on-line, conheça e veja como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak.

O OSM Scout Server é um servidor de mapas que fornece blocos, geocoder e roteador, e que pode ser usado como um substituto fácil para os serviços de mapas on-line, fornecendo blocos de mapas, pesquisa e roteamento.

Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak
Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak

Como resultado, uma operação offline é possível se o dispositivo tiver um servidor e programas clientes de mapa instalados e em execução.

O OSM Scout Server é desenvolvido principalmente para o sistema operacional Sailfish, mas pode ser usado em um sistema Linux comum como console ou aplicativo QtQuick.

Em contraste com as soluções de navegação off-line fornecidas por outros aplicativos, o servidor é uma das duas partes exigidas pelos usuários.

Os usuários precisariam ter o servidor e um cliente acessando o servidor em execução simultaneamente e se comunicando uns com os outros.

Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak

Para instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/io.github.rinigus.OSMScoutServer.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update io.github.rinigus.OSMScoutServer

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run io.github.rinigus.OSMScoutServer em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite osms ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Após a configuração inicial, os usuários teriam principalmente o servidor executando em segundo plano enquanto acessavam mapas e recebiam instruções de navegação pelo cliente.

A interface gráfica do servidor só é necessária para gerenciar mapas no dispositivo.

No sistema operacional Sailfish, o modo normal de operação exigiria que o servidor fosse executado como um dos aplicativos que mostrasse uma tampa e o cliente fosse aberto conforme necessário.

Alternativamente, o servidor pode ser ativado automaticamente pelo systemd, a pedido do cliente. Esse modo de operação permite que o cliente acesse o servidor sem expor a GUI do servidor.

Como desinstalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak

Para desinstalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall io.github.rinigus.OSMScoutServer

Ou

flatpak uninstall io.github.rinigus.OSMScoutServer

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO