Parrot OS 6 lançado com suporte ao kernel 6.5 e Raspberry Pi 5

E foi lançado o Parrot OS 6 com suporte ao kernel 6.5 e Raspberry Pi 5, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Parrot (anteriormente Parrot Security OS) é uma distribuição baseada em Debian e orientada à segurança, com uma coleção de utilitários projetados para testes de penetração, análise forense de computadores, engenharia reversa, hacking, privacidade, anonimato e criptografia.

Esse sistema é uma distribuição de release, foi desenvolvido pela Frozenbox, e vem com o MATE como o ambiente de desktop padrão.

Agora, a ParrotSecurity anunciou a disponibilidade geral da distribuição Parrot OS 6, trazendo ferramentas atualizadas e novos recursos.

Novidades do Parrot OS 6

Parrot OS 6 lançado com suporte ao kernel 6.5 e Raspberry Pi 5
Parrot OS 6 lançado com suporte ao kernel 6.5 e Raspberry Pi 5

O Parrot OS 6.0 chegou quase um ano depois do Parrot OS 5.2 e é baseado na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”.

No entanto, os desenvolvedores decidiram não enviar o Parrot OS 6.0 com o kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo do Debian Bookworm, mas com a série de kernel Linux 6.5 mais recente para melhor suporte de hardware devido ao backport de módulos DKMS para drivers Wi-Fi.

Esta versão também vem com uma experiência de instalação aprimorada graças ao instalador Calamares, aparência atualizada do sistema para uma nova aparência (mas ainda usando o desktop MATE), PipeWire como sistema de áudio padrão substituindo o PulseAudio, opções de inicialização à prova de falhas GRUB para maior confiabilidade e inicialização segura e backport do VirtualBox do Debian Sid para suporte aprimorado de virtualização.

Como esperado, todas as ferramentas de teste de penetração incluídas foram atualizadas para fornecer acesso aos métodos e técnicas de hacking mais recentes, e um recurso experimental de conteinerização foi introduzido para ferramentas não suportadas para melhorar a flexibilidade.

Além disso, o Parrot OS 6.0 inclui uma nova biblioteca libc6 e Python 3.11 para permitir que várias ferramentas sejam atualizadas para sua versão upstream mais recente.

“Isso permitirá que versões futuras do Parrot tragam várias ferramentas que foram obsoletas/abandonadas no passado ou que nunca foram adicionadas antes devido à sua complexidade de integração”, explicaram os desenvolvedores.

O Parrot OS 6.0 está disponível para download agora para novas instalações no site oficial em vários sabores, incluindo Security Edition, Home Edition e Hack The Box Edition.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Parrot OS 6

A imagem ISO do Parrot OS 6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes do Parrot OS podem atualizar para a nova versão executando os comandos abaixo duas vezes em um emulador de terminal.
sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.