PeaZip 9 lançado com velocidade e uso de memória melhorados

E foi lançado o PeaZip 9 com velocidade e uso de memória melhorados, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

PeaZip é um utilitário gratuito de arquivamento de arquivos, baseado em tecnologias Open Source de projetos 7-Zip, p7zip, Brotli, FreeArc, PAQ, Zstandard e PEA.

Ele é um gerenciador, compactador e extrator de arquivos fácil de usar e que suporta uma grande diversidade de formatos de compactação.

Multiplataforma, com recursos completos, mas alternativa amigável para WinRar, WinZip e aplicativos gerenciadores de arquivo de propósito geral semelhantes, abra e extraia mais de 200 formatos de arquivo.

Ele suporta divisão em volumes, compactação, autenticação criptografada e trabalha com os formatos 7Z, 7-Zip sfx, ACE, ARJ, BZ2, CAB, CHM, CPIO, DEB, GZ, ISO, JAR, LHA/LZH, NSIS, OOo, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, RAR, RPM, split, TAR, Z, ZIP, ZIPX.

PeaZip implanta um gerenciador de arquivos poderoso e completo para visualizar, navegar e pesquisar arquivos compactados, apresentando um amplo conjunto de funções de segurança de dados: criptografia forte (AES, Twofish, Serpent), gerenciador de senha criptografada, autenticação opcional de dois fatores (criptografia com senha e keyfile), exclusão segura e ferramentas de hash de arquivo.

Enfim, o PeaZip é um software gerenciador de arquivos multi plataforma de código aberto, fornecendo funções de criptografia e compactação, que abrem e extraem mais de 200 tipos de arquivos.

O software é lançado sob a licença Open Source LGPLv3, gratuito para qualquer uso – privado e profissional. Além disso, todos os pacotes PeaZip são downloads seguros e não contêm publicidade ou software prejudicial.

Agora, o PeaZip 9 foi lançado para download para plataformas Linux, macOS e Windows.

Novidades do PeaZip 9

PeaZip 9 lançado com velocidade e uso de memória melhorados
PeaZip 9 lançado com velocidade e uso de memória melhorados

O PeaZip 9.0 é uma grande atualização que traz inúmeras melhorias ocultas e de GUI. Esta grande atualização melhora o suporte para arquivos TAR, melhora o gerenciador de arquivos e melhora o suporte para os formatos ZPAQ e *PAQ.

A boa notícia nesta grande atualização é que a barra de progresso foi aprimorada e o aplicativo agora é mais rápido e consome menos RAM ao arquivar ou descompactar arquivos.

Por exemplo, os desenvolvedores dizem que o PeaZip agora é cerca de 10% mais rápido e usa até 10% menos memória ao abrir arquivos com mais de 250.000 itens. Além disso, o PeaZip agora é cerca de três vezes mais rápido ao adicionar arquivos aos arquivos.

A interface gráfica do usuário agora adapta melhor o número de itens exibidos na largura da janela do aplicativo para melhorar a usabilidade, apresenta a capacidade de mostrar as principais funções como adicionar ou extrair no lado direito da barra de endereço quando a barra de ferramentas está oculta, e permite definir “Classificar diretórios antes dos arquivos” no Menu principal > Organizar.

Além disso, o gerenciador de arquivos do PeaZip adiciona um menu principal alternativo na forma de um menu pop-up que pode ser ativado a partir do menu Estilo à direita da barra de ferramentas e barra de endereço, adiciona suporte para o menu Navegação para agora alternar a barra lateral (navegação, treeview, hide) e add exibe as ações Adicionar e Extrair no nível superior do grupo “Abrir” no menu lateral, bem como no submenu “Abrir” na barra de navegação.

O PeaZip 9.0 também vem com novas opções para seu back-end 7z/p7zip.

Eles adicionam novas funcionalidades ao gerenciador de arquivos, como a capacidade de não modificar o horário do último acesso dos arquivos de entrada e não seguir links simbólicos ou físicos, bem como limitar o uso máximo de memória durante a compactação.

Além disso, as opções avançadas de 7z/p7zip na tela de criação do arquivo foram reorganizadas.

Além de tudo isso, esta versão melhora o suporte para os formatos ZPAQ e *PAQ, melhora o suporte para o formato TAR, bem como para formatos usados em combinação com TAR, atualiza os scripts predefinidos de compactação, melhora o suporte a plug-ins, fornecendo-os como tar arquivos.

Para saber mais sobre essa versão do PeaZip, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o PeaZip

Você pode baixar o PeaZip 9 agora mesmo do site oficial como binários para DEB ou distros baseadas em RPM, bem como pacotes portáteis GTK2, Qt5 ou Flatpak.

Para instalar a versão mais recente do PeaZip nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário PeaZip no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do PeaZip no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.