PeerTube 4.3 lançado com novas funcionalidades

E foi lançado o PeerTube 4.3 com novas funcionalidades, e mais. Confira todas as novidades dessa importante atualização.

PeerTube é um software de código aberto que permite que qualquer pessoa execute seu próprio site de tubo (como o YouTube) com muita facilidade.

É um software gratuito, auto-hospedado e de código aberto que pode ser instalado em seu servidor para criar uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeo.

Em outras palavras, é como ter seu YouTube pessoal em casa.

Todos os servidores PeerTube são interoperáveis ​​como uma rede federada e a carga de vídeo é reduzida graças ao P2P (BitTorrent) no navegador da Web via WebTorrent.

Todos os sites que todos administram podem conversar uns com os outros, e as pessoas com contas em um podem interagir com pessoas em outros. Resumindo, PeerTube é uma rede de sites de tubos.

PeerTube é descentralizado pela maioria das definições úteis da palavra. Qualquer um pode executar sua própria instância PeerTube, e as instâncias podem seguir (ou “conectar-se”) umas às outras para formar um todo maior. Esta não é uma opção que você tem no YouTube.

Quando você assiste a um vídeo no PeerTube, os dados virão da instância que hospeda o vídeo, qualquer outra instância que segue essa instância e tem redundância habilitada e outras pessoas assistindo o vídeo ao mesmo tempo que você.

Agora, os desenvolvedores do PeerTube finalmente lançaram o PeerTube 4.2.

Novidades do PeerTube 4.2

PeerTube 4.3 lançado com novas funcionalidades
PeerTube 4.3 lançado com novas funcionalidades

A capacidade de importar automaticamente todos os vídeos de um canal remoto para um de seus canais PeerTube é a grande novidade do PeerTube 4.3.

Sim. A mudança mais significativa no PeerTube 4.3 é a capacidade de importar automaticamente todos os vídeos de um canal remoto (de outra plataforma de vídeo) para um de seus canais PeerTube.

Esse novo recurso é conveniente se você for um criador de vídeos que publica em várias plataformas e deseja disponibilizar seus canais no PeerTube. Você também pode usar essa funcionalidade para combinar vídeos de várias fontes remotas em um único canal.

Assim que essa sincronização for estabelecida, o PeerTube observará o canal remoto em busca de novas publicações e imediatamente importará novos vídeos para o seu canal assim que eles aparecerem.

Outra mudança interessante no PeerTube 4.3 são as modificações feitas na interface do usuário. Neste lançamento, os desenvolvedores do PeerTube colaboraram de perto com um web designer de uma agência digital popular na França para melhorar ainda mais a experiência do usuário.

Como resultado, a página de criação de conta agora apresenta vários aprimoramentos visuais. Além disso, a posição do conteúdo da página de login mudou, assim como a posição da caixa de pesquisa, que agora é colocada no centro superior de cada página.

Por fim, o PeerTube 4.3 torna a fonte padrão maior e mais clara para torná-la mais acessível. Então, todos esses pequenos ajustes visavam tornar o aplicativo mais fácil de usar.

Por fim, a versão mais recente do PeerTube permite a reprodução automática de vídeos incorporados quando a transmissão ao vivo começa. Em outras palavras, não é mais necessário atualizar a página regularmente.

Para saber mais sobre essa versão do PeerTube, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar para o PeerTube 4.3

Para instalar a versão mais recente do PeerTube nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o incrível FreeTube no Linux via Flatpak
YouTube com privacidade? Instale e experimente o FreeTube no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.