Peppermint OS 11 lançado após 3 anos em desenvolvimento, agora baseado em Debian e Xfce

Após 3 anos em desenvolvimento, a equipe Peppermint anunciou o Peppermint 11. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Peppermint OS é uma empresa de software, fundada em 2010 e originalmente sediada em Asheville, Carolina do Norte, mas agora operando fora da Cornualha, Inglaterra.

Inicialmente, o Peppermint OS era uma distribuição Linux baseada no Lubuntu que visa ser extremamente rápida e fácil nos recursos do sistema. Empregando o navegador específico do site, o Peppermint se integra perfeitamente a aplicativos na nuvem e na Web.

Os outros recursos da distribuição incluem atualizações automáticas, fácil instalação passo a passo, interface elegante e fácil de usar e maior mobilidade, integrando-se diretamente aos aplicativos baseados na nuvem.

A distribuição emprega um ambiente de desktop híbrido LXDE/Xfce, combinando a sessão lxde do LXDE com o painel e o menu de aplicativos do Xfce.

Agora, quase três anos após o lançamento do Peppermint OS 10, a comunidade por trás dessa distribuição GNU/Linux baseada no Ubuntu lançou uma nova versão principal, o Peppermint OS 11.

Novidades do Peppermint OS 11

Peppermint OS 11 lançado após 3 anos em desenvolvimento, agora baseado em Debian e Xfce
Peppermint OS 11 lançado após 3 anos em desenvolvimento, agora baseado em Debian e Xfce

A maior mudança no Peppermint OS 11 é o fato de que a distribuição não é mais baseada no Ubuntu, mas no sistema operacional Debian GNU/Linux.

Mais especificamente, esta versão é construída em cima da versão Debian 11 Bullseye e vem com a série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo.

Outra grande mudança no Peppermint OS 11 é a mudança para o ambiente de desktop leve Xfce 4.16 em vez do LXDE, que era o ambiente de desktop padrão das versões anteriores do Peppermint OS.

Há também várias alterações na seleção de software padrão em comparação com a versão do Peppermint OS 10.

Por exemplo, Nemo é usado como gerenciador de arquivos padrão em vez de Thunar, há um conjunto simplificado de ícones e temas Xfce, e Calamares é usado como instalador gráfico padrão em vez do Ubiquity do Ubuntu.

Esta versão também apresenta dois novos aplicativos, o aplicativo Welcome to Peppermint que permite personalizar rapidamente o Peppermint OS instalando software extra e um navegador padrão (não há navegador instalado por padrão), bem como o Peppermint Hub, uma ferramenta que combina Configurações do Peppermint e Centro de Controle para gerenciamento do sistema.

Peppermint OS 11 lançado após 3 anos em desenvolvimento, agora baseado em Debian e Xfce

Peppermint OS 11 lançado após 3 anos em desenvolvimento, agora baseado em Debian e Xfce

Entre outras mudanças dignas de nota, o lançamento do Peppermint OS 11 introduz o hblock, um bloqueador de anúncios baseado em terminal que você pode ativar ou desativar a qualquer momento, um conjunto mínimo de papéis de parede da área de trabalho e habilita o Num Lock por padrão, o que pode afetar alguns layouts de teclado de laptop.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Peppermint OS 11

A imagem ISO do Peppermint OS 11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock