Peppermint OS Debian lançado com base no Debian 12

E a equipe Peppermint anunciou o Peppermint OS Debian, com base no Debian 12. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Peppermint OS é uma empresa de software, fundada em 2010 e originalmente sediada em Asheville, Carolina do Norte, mas agora operando fora da Cornualha, Inglaterra.

Inicialmente, o Peppermint OS era uma distribuição Linux baseada no Lubuntu que visa ser extremamente rápida e fácil nos recursos do sistema. Empregando o navegador específico do site, o Peppermint se integra perfeitamente a aplicativos na nuvem e na Web.

Os outros recursos da distribuição incluem atualizações automáticas, fácil instalação passo a passo, interface elegante e fácil de usar e maior mobilidade, integrando-se diretamente aos aplicativos baseados na nuvem.

A distribuição emprega um ambiente de desktop híbrido LXDE/Xfce, combinando a sessão lxde do LXDE com o painel e o menu de aplicativos do Xfce.

Agora, a equipe do Peppermint OS anunciou a disponibilidade geral para download de novas imagens ISO baseadas na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”.

Novidades do Peppermint OS Debian

Peppermint OS Debian lançado com base no Debian 12
Peppermint OS Debian lançado com base no Debian 12

Além de incluir os pacotes atualizados do Debian 12, o novo lançamento do Peppermint OS vem com várias melhorias e obras de arte atualizadas, incluindo branding atualizado, um novo tema para a tela inicial do Plymouth, bem como novos temas Marawaita e ícones Tela.

Além disso, a tela de boas-vindas e o Peppermint Hub foram atualizados para remover ou adicionar novos recursos com base no feedback do usuário, o Kumo recebeu uma GUI simplificada e agora usa a linguagem de programação Lua, e o neofetch foi ajustado para usar a saída básica sem um logotipo.

O lançamento do Peppermint OS baseado no Debian 12 também vem com um instalador gráfico Calamares atualizado para que não baixe e instale pacotes durante a instalação, pois demorou muito para a instalação ser concluída. Além disso, a documentação do Peppermint foi atualizada.

Os usuários existentes do Peppermint OS poderão atualizar suas instalações atuais baseadas no Debian 11 “Bullseye” para a nova versão baseada no Debian 12 “Bookworm”, usando o processo de atualização do Debian, que envolve alterar os repositórios para apontar para os Bookworm.

Como alternativa, você poderá usar a ferramenta de atualização do Peppermint OS, que também atualizará as ferramentas do Peppermint. No entanto, esta ferramenta ainda está em desenvolvimento no momento da escrita e não há data definida para um lançamento.

Até então, se você deseja instalar o Peppermint OS em seus computadores pessoais, você pode baixar as novas imagens ISO para sistemas de 64 bits ou 32 bits agora mesmo no site oficial ou usando os links de download mais abaixo.

O Peppermint OS também oferece imagens ISO baseadas em Devuan que não incluem o sistema systemd init.

No entanto, eles ainda são baseados na série de sistemas operacionais Debian 11 “Bullseye” mais antigos e levará um pouco mais de tempo para a equipe rebaseá-los no Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Peppermint OS Debian

A imagem ISO do Peppermint OS Debian já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.