pfSense 2.7 lançado com melhorias de desempenho

E foi lançado o pfSense 2.7 com melhorias de desempenho, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar esse sistema.

O pfSense é uma distribuição personalizada de código aberto do FreeBSD. O sistema é adaptado especificamente para ser usado como um firewall e roteador, além de ser inteiramente gerenciado via interface web.

Mas além de ser uma plataforma de roteamento, o pfSense inclui uma longa lista de recursos relacionados e um sistema de pacotes que permite mais expansibilidade.

Agora, o projeto lançou a versão mais recente do seu sistema, o pfSense 2.7.

Novidades do pfSense 2.7

pfSense 2.7 lançado com melhorias de desempenho
pfSense 2.7 lançado com melhorias de desempenho

O pfSense 2.7.0 vem com melhorias no desempenho do firewall, corrige alguns problemas de UPnP relacionados à execução de vários sistemas de jogos na mesma rede e atualiza o OpenVPN.

  • Captive portal e limitadores movidos de ipfw para pf: pf é o filtro de pacotes padrão no software pfSense. Essas mudanças aproveitam os recursos L2 adicionados anteriormente ao pf e upstreamed para o FreeBSD e melhoram o desempenho e a estabilidade do Captive portal, eliminando a necessidade de pacotes atravessarem o pf e o ipfw.
  • UPnP e vários sistemas de jogos: uma correção foi adicionada para resolver um problema com UPnP e vários sistemas de jogos. Isso resolve os problemas que alguns sistemas de jogos tiveram ao se conectar à Internet quando o UPnP estava ativado e vários consoles estavam em uso.
  • Novas opções de eliminação de estado de gateway: essas opções dão ao usuário mais flexibilidade em como o firewall decide eliminar estados automaticamente durante eventos de failover e também adiciona várias novas maneiras manuais de remover estados seletivamente.
  • Usabilidade de regra de firewall/NAT aprimorada: a interface de regra de firewall/NAT foi aprimorada para facilitar a criação e o gerenciamento de regras. Isso inclui novos botões para alternar várias regras e copiar regras para outras interfaces.
  • OpenVPN atualizado: OpenVPN foi atualizado para a versão 2.6.4. Isso inclui uma série de correções de segurança e melhorias de desempenho.
  • PHP atualizado: PHP foi atualizado para a versão 8.2.6. Isso inclui uma série de correções de segurança e melhorias de desempenho. Esta alteração pode causar problemas em pacotes que ainda não atualizaram seu uso de bibliotecas PHP.
  • Movido para rastrear o ramo ‘principal’ do FreeBSD: pfSense CE foi movido para rastrear o ramo ‘principal’ do FreeBSD. Isso significa que o pfSense CE agora se beneficiará de atualizações de segurança e correções de bugs mais rapidamente, sem incorrer em dívida técnica adicional para backport para versões mais antigas do FreeBSD.
  • Transformações IPsec mais antigas obsoletas: Isso significa que elas não serão mais suportadas nesta ou em versões futuras do software pfSense. Verifique as notas de versão para determinar se você precisa migrar sua infraestrutura IPsec para uma transformação com suporte antes de atualizar.
  • Adicionado suporte para ChaCha20-Poly1305 para IPsec: ChaCha20-Poly1305 também é usado em WireGuard e OpenVPN w/DCO e fornece uma transformação AEAD segura adicional para todos os três sistemas VPN.
  • Resolução de problemas com travamentos não vinculados: Vários problemas com travamentos não vinculados foram resolvidos. Isso inclui uma correção para um problema que poderia causar a falha do unbound ao receber determinadas consultas de DNS.
  • Adicionado nova GUI de captura de pacotes: Uma nova GUI de captura de pacotes foi adicionada, aprimorando a capacidade de capturar e analisar o tráfego de rede.
  • Pacote de retransmissão de transmissão UDP adicionado: um novo pacote de retransmissão de transmissão UDP foi adicionado. Este pacote pode ser usado para retransmitir pacotes de transmissão UDP entre redes.

Para saber mais sobre essa versão do pfSense, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o pfSense 2.7

A imagem ISO do pfSense 2.7 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.