Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35

A Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35 com três opções de configurações de RAM. Confira os detalhes e os preços desse equipamento.

Em meio ao crescente entusiasmo em torno do PinePhone, PineBook Pro e PineTime, é fácil esquecer que os computadores de placa única, ou single-board computers (SBCs) baseados em ARM são o pão e a manteiga da Pine64.

Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35
Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35

No evento do FOSDEM 2020 do ano passado, a Pine64 anunciou um ambicioso roteiro de produtos de hardware de especificação aberta que esperava lançar em 2019.

Alguns desses produtos nunca se concretizaram; portanto, este ano a empresa decidiu limitar seus anúncios a produtos que acredita que serão enviados para o Q2.

Outro motivo para uma abordagem mais cautelosa das datas promissoras dos envios é o impacto potencial da epidemia de coronavírus nos envios de produtos.

Como os produtos Pine65 são fabricados principalmente na China, as datas esperadas para entrega em abril e maio, devem ser recebidas com um certo ceticismo.

Agora, a empresa está de volta com uma versão atualizada do seu principal rival do Raspberry Pi, o RockPRO64.

Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35

Sim. A Pine64 apresentou uma variante “HardRock64” menor e mais barata (a partir de U$$ 35) de sua SBC RockPro64 baseada em RK3399.

O HardROCK64 custa de U$$ 35 a U$$ 30 mais barato do que o conselho relacionado, sem grandes sacrifícios em poder ou desempenho

Como a primeira nova placa Pine64 em um ano, você pode pensar que o HardROCK64 será, por natureza, novo, mais poderoso ou com mais recursos do que seu antecessor. Mas nada disso é verdadeiro.

O HardROCK64 é construído com o mesmo chip Rockchip RK3399 de seis núcleos na placa RockPRO64 mais antiga (que também fica no coração do laptop Pinebook Pro). Da mesma forma, ele também vem com 802.11ac Wi-Fi, Ethernet, Bluetooth 5 e um slot para cartão microSD como padrão

Então, o que é diferente, você pergunta?

Em primeiro lugar o preço. O HardROCK64 custa a partir de U$$ 35. São U$$ 30 mais baratos do que a placa a que se refere, sem grandes sacrifícios em termos de poder ou desempenho – um grande negócio, eu acho.

Em segundo lugar, foram removidas algumas características do hardware, como uma porta USB-C e conectores PCIe. Embora seja “bom de ter”, eles não eram essenciais para muitas das tarefas que os desenvolvedores estão usando, portanto, descartá-los para diminuir o preço é uma jogada pragmática.

Para reduzir o tamanho e o custo, o slot de expansão PCIe x4 em tamanho real da RockPro64 se despediu. Além disso, a porta USB Type-C com suporte DP foi substituída por uma segunda porta host USB 3.0.

Fora isso, o HardROCK64 mantém todos os outros benefícios do RockPRO64 comum, incluindo pinos GPIO completos, flash SPI, soquete eMMC, conectores CSI e DSI, receptor de infravermelho, suporte para dissipador de calor (o que será necessário, pois se diz que a placa está quente) ) e mais.

Os compradores poderão comprar o HardROCK64 em 1 de 3 configurações de RAM:

  • 1 GB – U$$ 35
  • 2 GB – U$$ 45
  • 4 GB – U$$ 55

Nenhuma dimensão foi listada para o HardRock64 menor, mas parece ter uma pegada e layout semelhantes aos do Rock64 de 85 x 56 mm, baseado no RK3328, que por si só é um imitador próximo do Raspberry Pi.

A RockPro64, enquanto isso, é uma placa maior com as mesmas dimensões de 127 x 79 mm que o Pine H64 Modelo B, baseado no Allwinner H64, do Pine64, um dos mais bem-sucedidos. produtos enviados do roteiro do FOSDEM do ano passado.

O HardROCK64 executará todas as imagens – Armbian, Debian, Ubuntu, CentOS, Slackware, DietPi etc.

Como a placa ‘nova’ ainda é semelhante à antiga (muito popular), a Pine64 diz que “…executará todas as imagens do ROCKPro64 OS com pouco ou nenhum ajuste” e pode até manipular imagens do Pinebook Pro OS com alguns pequenos ajustes.

Interessado em comprar este foguete de bolso? Você ainda não pode. O PineROCK64 estará à venda em abril – e, sem dúvida, voltaremos com um artigo para que você saiba onde comprar, assim que essa informação sair.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!