PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano

Para alegria dos fãs do mais famoso smartphone Linux, a Pine64 anunciou que o PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano.

A Pine64 anunciou que, pelo menos até o final de 2021, quem quiser comprar um PinePhone poderá fazer uma pré-encomenda a qualquer momento. Ou seja, s pedidos não serão mais recebidos em pequenos lotes algumas vezes por ano.

PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano

PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano
PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano

A versão mais recente do telefone é a PinePhone Beta Edition, que acompanha o Manjaro Linux e a interface de usuário KDE Plasma Mobile, mas os usuários podem instalar uma variedade de outras distribuições Linux ou interfaces de usuário.

Os telefones ainda são enviados em lotes, portanto, dependendo de quando você faz o pedido, pode ter que esperar algumas semanas ou possivelmente meses para que o seu dispositivo saia da linha de produção.

Mas a empresa diz que tem componentes e peças de reposição suficientes para atender aos pedidos feitos este ano, mesmo com a escassez global de chips.

A postagem do blog de atualização de maio de 2021 da Pine64 também inclui algumas boas notícias para as pessoas que desejam adicionar funcionalidade ao smartphone Linux de US$ 150 da empresa comprando complementos com algum hardware extra incluído.

O smartphone da Pine64 tem uma tampa traseira removível e substituível. Retire-o e você encontrará um conjunto de pinos do pogo, que alguns hackers de hardware vêm usando para adicionar funcionalidade ao telefone há algum tempo.

A partir de junho, você não precisará projetar seus próprios acessórios. É quando as duas primeiras tampas de substituição com hardware adicional estarão disponíveis para compra.

Uma delas é uma capa de carregamento sem fio que permite usar um suporte ou base de carregamento sem fio Qi para carregar a bateria do smartphone. Como tudo isso é feito por meio do hardware, deve funcionar assim que você trocar a capa antiga pela nova.

O outro acessório será uma tampa LoRa, que adiciona um módulo de rede remota de baixa potência ao PinePhone. Este precisará de software para funcionar corretamente com o PinePhone, então caberá aos desenvolvedores criar aplicativos e/ou construir suporte em distribuições Linux compatíveis com o Pinephone.

Mais tarde neste verão, a Pine64 também espera começar a enviar a caixa de teclado que está em desenvolvimento na maior parte do ano e que foi um dos primeiros add-ons que a empresa anunciou que estava trabalhando.

Embora o teclado da PinePhone ainda não esteja pronto para ser enviado, o design foi finalizado.

PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano
PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano

Como os outros add-ons, a caixa do teclado substituirá a tampa traseira do PinePhone.

Mas este acessório basicamente transforma o PinePhone em um minúsculo laptop Linux, adicionando um teclado QWERTY, uma dobradiça e uma bateria de 6.000 mAh que não só prolonga a vida útil da bateria do telefone, mas também fornece um pouco de peso extra na seção do teclado para evitar que o dispositivo tombe.

A última vez que vimos um protótipo do teclado, as teclas ainda não tinham sido etiquetadas e o esquema de cores do protótipo não era o mesmo da versão que será enviada aos clientes.

Mas agora sabemos como é o teclado finalizado, graças a algumas novas imagens compartilhadas por Lukasz Erecinski da Pine64 na atualização de maio.

PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano
PinePhone agora pode ser comprado durante todo o ano

Uma capa de leitor de impressão digital também está em desenvolvimento, mas Erecinski diz que a Pine64 ainda está trabalhando no firmware, então ainda não há uma data de remessa estimada para esse complemento.

Você pode encontrar mais informações sobre o PinePhone, seus acessórios e outros desenvolvimentos de hardware e software Pine64 na atualização Pine64 de maio de 2021.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.