Placa Horse Creek da Intel usa processador SiFive P550 RISC-V

Por mais estranho que possa parecer, a placa Horse Creek da Intel usa processador SiFive P550 RISC-V. Conheça esse dispositivo.

A Intel Corporation é uma empresa multinacional e de tecnologia sediada em Santa Clara, Califórnia, no Vale do Silício. Ela é responsável pela produção dos processadores x86, que são usados na maioria dos computadores e servidores ao redor do mundo.

E a placa de desenvolvedor Intel “Horse Creek” é uma placa de computador compacta com 8 GB de memória DDR5, um slot PCIe 5.0 e leitor de cartão SD para armazenamento e suporte para software baseado em Linux.

Mas enquanto este é um produto Intel, o coração do sistema é um processador quad-core SiFive Performance P550 baseado na arquitetura RISC-V em vez de um chip x86 da Intel.

As empresas anunciaram que estavam trabalhando juntas na plataforma Horse Creek no ano passado, e a Intel recentemente exibiu um protótipo da Horse Creek durante seu evento Intel Innovation 2022.

Placa Horse Creek da Intel usa processador SiFive P550 RISC-V

Placa Horse Creek da Intel usa processador SiFive P550 RISC-V
Placa Horse Creek da Intel usa processador SiFive P550 RISC-V

De acordo com um relatório do WikiChip, a placa Horse Creek possui um processador SiFive P550 de 64 bits com quatro núcleos com clock de 2,2 GHz, 13 estágios, pipelines fora de ordem de 3 edições, suporte para memória DDR5-5600 e 8 pistas do PCIe 5.0.

É fabricado usando um processo Intel 4, porque embora a Intel seja provavelmente mais conhecida por projetar e construir seus próprios chips, a empresa também está se posicionando como uma fundição que pode construir chips para clientes como SiFive… que é parte do que torna a plataforma Horse Creek interessante.

O chip não possui uma GPU embutida, mas a Intel demonstrou a placa do desenvolvedor Horse Creek jogando jogos e vídeos, bem como outros aplicativos, sugerindo que a CPU é poderosa o suficiente por conta própria para tarefas básicas de computação.
Placa Horse Creek da Intel usa processador SiFive P550 RISC-V
Não há informações sobre quando as placas do desenvolvedor Horse Creek estarão disponíveis para compra ou quanto elas podem custar.

Você pode encontrar mais detalhes no WikiChip.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.