Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível

Derivada da placa de computador Lichee Pi 4A, a placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível, com suporte a até 7 módulos de RISC-V.

No início deste verão, a Sipeed lançou a placa de computador Lichee Pi 4A alimentada por um sistema em um módulo com um processador RISC-V quad-core.

Na época, a Sipeed também anunciou planos de lançar vários outros produtos alimentados pelo mesmo módulo, incluindo um minilaptop, tablet e placa de cluster.

O laptop e o tablet foram pré-encomendados recentemente. E agora a Sipeed está recebendo pedidos da placa Lichee Cluster 4A.

Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível

Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível
Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível

Sim. A Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível. Ela permite combinar até 7 módulos Lichee 4A para obter mais potência quando aplicada a tarefas que suportam processamento paralelo.

Basicamente, ele transforma um monte de pequenos computadores com chips quad-core em um único sistema com até 28 núcleos de processador RISC-V.

No momento, a Sipeed não está vendendo o Lichee Cluster 4A como um produto independente, então é meio caro. Os preços começam em US$ 929 para uma placa de cluster emparelhada com 7 placas Lichee Module 4A com 8 GB de RAM e 32 GB de armazenamento cada.

Você também pode pagar $ 1.239 por um pacote que inclui 7 placas com 16 GB de memória e 128 GB de armazenamento, e/ou gastar um pouco mais se quiser um chassi com alça embutida que facilita um pouco o transporte do sistema.

A placa do cluster mede 170 x 170 mm (6,7″ x 6,7″), o que significa que também deve caber em praticamente qualquer gabinete de computador projetado para placas mini ITX.

Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível
Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível

Mas, ao contrário da maioria das placas de PC, o Lichee Cluster 4A possui slots SODIMM de 260 pinos para até 7 sistemas em um módulo LM4A da empresa, cada um dos quais possui um processador Alibabab TH1520 com quatro processadores T-Head C910 de 1,85 GHz baseados na arquitetura RISC-V.

Cada módulo também possui uma GPU Imagination BXM-4-64 e uma unidade de processamento neural com até 4 TOPS de desempenho INT8.

Como cada módulo também suporta até 16 GB de memória LPDDR4X e até 128 GB de armazenamento eMMC, o Cluster 4A suporta até um total de 112 GB de memória e até 896 GB de armazenamento eMMC.

Mas também há suporte para dispositivos de armazenamento externos, incluindo cartões SD ou discos rígidos USB ou SSD.

As portas incluem:

  • 7 x USB 3.0 (um para cada placa)
  • 7 portas microSD (uma para cada porta)
  • 1 x porta USB 2.0 (para controlador de gerenciamento de placa base ou BMC)
  • 1 x porta HDMI (para saída de vídeo do slot 1)
  • 3 x portas Ethernet (1 x GbE para slot 1, 1 x switch GbE e 1 x 10/100 para BMC)
  • 1 x Ethernet de 10/100 GB (para controlador de gerenciamento de placa base)

Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível
Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível

A Sipeed diz que a placa do cluster requer pelo menos uma fonte de alimentação de 60 W, mas sugere que você use 90 W ou superior para melhor desempenho.

Outros recursos incluem suporte para uma bateria CR2032 RTC, sete interfaces de ventoinha de 5V e uma única interface de ventoinha de 12V para uma ventoinha maior e de maior desempenho e um soquete de alimentação ATX de 24 pinos.

De acordo com Sipeed, o sistema suporta software baseado em Debian Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.