Plex Desktop para Linux foi lançado como um snap

Aguardado pelos vorazes consumidores de mídia, o Plex Desktop para Linux foi lançado como um snap, junto com o Plex HTPC.

Os fãs do Plex podem estar interessados ​​em saber que um aplicativo oficial do Plex Desktop para Linux já está disponível para instalação na Snap Store.

Plex Desktop para Linux foi lançado como um snap

Plex Desktop para Linux foi lançado como um snap
Plex Desktop para Linux foi lançado como um snap

Juntamente com a estreia de seu aplicativo de desktop Linux (mais sobre isso em um segundo), há um modo de TV ‘suave amanteigado’ no Plex HTPC com um poderoso mecanismo de reprodução e uma interface do usuário que se estende até mais de 3 metros.

Em uma postagem no blog, a empresa descreve essa adição ao Plex HTPC como “… o verdadeiro sucessor espiritual do modo de TV [Plex Media Player]”, fazendo referência à sua muito amada (mas antiga) ferramenta ‘Plex Meda Player’ que alguns usuários não estavam interessados para seguir em frente.

Plex Desktop para Linux foi lançado como um snap
Plex Desktop para Linux foi lançado como um snap

Projetado para a tela grande, o Plex HTPC inclui um conjunto de recursos centrados em uma configuração de home theater, incluindo suporte a controle remoto/gamepad, mapeamento de entrada, comutação de taxa de atualização, áudio multicanal e muito mais.

É fácil esquecer como as configurações de home theater “locais” eram onipresentes antes da era do “streaming sob demanda”.

Em um mundo onde a maior parte do que assistimos ou ouvimos está hospedada em servidores “nuvem” (e, portanto, prontamente disponível em todos os dispositivos), a necessidade de configurações baseadas em PC dedicadas, como o Plex, parece mais restrita – mas claramente não é inexistente.

Chegando ao lado do aplicativo Plex HTPC é um aplicativo Plex Desktop oficial para Linux, que estava disponível apenas para usuários de macOS e Windows anteriormente.

Isso foi projetado para ser usado para se conectar a um servidor Plex para que você possa navegar, acessar e transmitir em outros dispositivos.

A desvantagem? O aplicativo Plex Desktop Linux está disponível apenas na Snap Store – por enquanto.

Para que ninguém fique irado, o Plex diz que está “trabalhando ativamente nas compilações do Flatpak que serão lançadas no Flathub” em um futuro próximo.

Embora também tenha dito que não há planos de lançar o Plex HTPC ou o Plex Desktop em um formato de embalagem agnóstico, como um .appimage.

Como não tenho um servidor Plex (ou muito conteúdo para colocar em um), não posso experimentar este aplicativo em primeira mão.

Então, se você for até a loja Snap para pegar os aplicativos Plex HTPC ou Plex Desktop, certifique-se de voltar (quando estiver tudo pronto para me deixar, é claro) para nos informar como as coisas funcionam!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.