Pop!_OS 21.04 lançado com o novo desktop Cosmic

E foi lançado o Pop!_OS 21.04 com o novo desktop Cosmic e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O sistema operacional Pop!_OS é baseada no Ubuntu e oferece uma área de trabalho GNOME personalizada, desenvolvida pelo revendedor de computadores Linux System76.

Essa distribuição foi projetada para ter uma quantidade mínima de lixo na área de trabalho sem distrações, a fim de permitir que o usuário se concentre no trabalho.

Pop!_OS vem com um GNOME Shell modificado, o tema system76-pop original, seu próprio conjunto de ícones, fontes diferentes (Fira e Roboto Slab), configurações modificadas e um conjunto estendido de drivers.

O projeto está desenvolvendo três extensões para GNOME Shell:

  • Botão de suspensão para alterar o botão de suspensão/suspensão;
  • Sempre mostre os espaços de trabalho para exibir constantemente miniaturas de desktops virtuais no modo de visão geral;
  • Clique com o botão direito para ver informações detalhadas sobre o programa ao clicar com o botão direito no ícone;

Demos uma espiada em uma versão beta há algumas semanas e ficamos extremamente impressionados. Agora, a System76 anunciou que uma versão final, aprimorada e totalmente funcional está pronta para download.

Novidades do Pop!_OS 21.04

Pop!_OS 21.04 lançado com o novo desktop Cosmic
Pop!_OS 21.04 lançado com o novo desktop Cosmic

Pop!_OS 21.04 é baseado no Ubuntu 21.04. Isso significa que ele herda um kernel Linux mais recente, novas versões de aplicativos principais, recebe atualizações de segurança contínuas e muito mais.

Além disso, os engenheiros da System76 adicionaram uma pilha de seus próprios aprimoramentos, culminando em uma nova experiência de desktop que eles chamam de COSMIC.

Sim. Pop!_OS Linux 21.04 é a primeira versão da distribuição da System76 a abandonar o ambiente de desktop GNOME e vir com um ambiente de desktop baseado em GNOME chamado COSMIC

COSMIC (que aparentemente significa “Computer Operating System Main Interface Components” ou “Componentes de interface principal do sistema operacional do computador”) é construído em torno do GNOME Shell 3.38, mas diverge da versão vanilla em uma série de maneiras importantes.

COSMIC coloca um dock no desktop; separa o espaço de trabalho e os aplicativos em telas individualmente acessíveis; adiciona um novo iniciador de aplicativo centrado no teclado (que não está tentando pesquisar todas as coisas); aprumo em alguns gestos de touchpad muito necessários; e – como se tudo isso não bastasse – faz mais refinamentos em sua extensão única de ladrilhos de janela (que você pode ligar/desligar a qualquer momento).

Sem dúvida, a principal atração do lançamento Pop! _OS Linux 21.04 é o desktop COSMIC, mas a distribuição também vem com botões opcionais de minimizar e maximizar as janelas, a capacidade de colocar janelas lado a lado com o mouse clicando e arrastando as janelas lado a lado para reorganizá-las eles, a capacidade de atualizar a partição de recuperação, um recurso de pesquisa aprimorado e um sistema de plug-ins para o inicializador para permitir que você crie seus próprios plug-ins.

Os destaques do desktop COSMIC incluem uma dock totalmente personalizável, visão geral das atividades dividida em visualizações de áreas de trabalho e aplicativos, a capacidade de abrir o inicializador com a tecla Super, bem como vários gestos do trackpad. Claro, existem muitos pequenos detalhes sobre o COSMIC, então dê uma olhada no vídeo abaixo para vê-lo em ação.

Pop!_OS 21.04 é mais ou menos o que o Ubuntu poderia – alguns podem dizer ‘deveria’ – ser: uma distro que não patrocina seus usuários em potencial ao se fixar em um caso de uso idealizado elaborado em uma reunião.

O COSMIC quer ajudar seus usuários a trabalhar de forma mais eficiente em seus termos, não impor um fluxo de trabalho predeterminado sobre eles.

Pop!_OS 21.04 lançado com o novo desktop Cosmic
Pop!_OS 21.04 lançado com o novo desktop Cosmic

Para este fim, Pop!_OS 21.04 até pergunta aos usuários que tipo de configuração de desktop eles desejam durante a configuração: um com um dock de ilha, um com um dock de painel ou um sem nenhum dock.

Essa aceitação das diferenças práticas em cada uma de nossas necessidades é a) revigorante, mas b) significa que as pessoas que estão tentando o Pop! _OS 21.04 terão uma experiência com a qual podem crescer, ativando/desativando recursos como e quando sentirem que precisam eles.

Essa abordagem não é exclusiva do Pop!_OS 21.04, é claro. O desenvolvimento atento de que atender às necessidades práticas da base de usuários atual é o motivo pelo qual o Linux Mint é um grande sucesso.

As pessoas gostam quando se sentem ouvidas e gostam de opinar sobre o funcionamento do computador.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Pop!_OS 21.04

A imagem ISO do Pop!_OS 21.04 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Você pode instalar a distro em qualquer sistema AMD ou Intel (portanto, não: você não precisa ter um laptop System76 para usá-lo), desde que atenda aos modestos requisitos de sistema (2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento, e processador 64 bits).

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.