postmarketOS 22.06.3 lançado com atualizações de segurança

E foi lançado o PostmarketOS 22.06.3 com atualizações de segurança, e muito mais. Confira as novidades e veja onde atualizar.

PostmarketOS é uma distribuição Linux, um software livre e sistema operacional open source em desenvolvimento principalmente para smartphones e tablets, baseado em Alpine Linux, Musl e BusyBox.

O objetivo do projeto é proporcionar a oportunidade de usar o kit de distribuição Linux em um smartphone, que não depende do ciclo de vida do firmware oficial de suporte e não está vinculado às soluções padrão dos principais players da indústria que estabelecem o desenvolvimento vetor.

O ambiente postmarketOS é unificado tanto quanto possível e reúne todos os componentes específicos do dispositivo em um pacote separado, todos os outros pacotes são idênticos para todos os dispositivos e são baseados em pacotes Alpine Linux.

Em builds, sempre que possível, o kernel Linux vanilla é usado e se isso não for possível, kernels de firmware preparados pelos fabricantes de dispositivos são usados, além do KDE Plasma Mobile ser oferecido como skins personalizados principais, Phosh, Sxmo, mas outros ambientes podem ser instalados, incluindo GNOME, MATE e Xfce.

Sistemas operacionais móveis baseados em Linux, Android à parte, é uma história que se move lentamente com muitos capítulos.

Agora, os desenvolvedores do postmarketOS anunciaram o lançamento do postmarketOS 22.06.3.

PostmarketOS 22.06.3

postmarketOS 22.06.3 lançado com atualizações de segurança
postmarketOS 22.06.3 lançado com atualizações de segurança

Como eles mesmos dizem, os Service Packs deste sistema operacional trazem novidades interessantes, mas desta vez não foi assim, a menos que seja entendido como “interessante” que seja mais seguro.

Melhorias notáveis ​​foram incluídas no SP do mês passado, como o upload para Phosh 0.21 e Phoc 0.21.1.

O recém-lançado postmarketOS 22.06.3 tem uma longa lista de novos recursos, mas na realidade eles podem ser resumidos em dois, ou um.

Todos, exceto um item da lista, dizem que atualizaram o kernel para uma versão superior, sendo o Linux 6.0.2 a escolha na maioria dos casos.

Há também casos em que foi carregado o kernel Linux 5.19 ou uma versão mais recente que já inclui os patches, mas todos esses pontos podem ser resumidos em que o kernel foi atualizado para usar um que já possui os problemas de segurança WLAN corrigidos.

O ponto que está faltando, e no qual o kernel não foi carregado, foi baixar a versão do kernel usada pelo Nokia N900.

O velho roqueiro da Nokia (ele vai fazer 13 anos nas próximas semanas) estava rodando o Linux 5.18.1, um kernel de ciclo normal que há muito chegou ao fim de seu ciclo de vida. Eles podem ter portado para o Linux 5.19, se não fosse por uma regressão USB descoberta recentemente.

Portanto, a única opção que restava para eles era fazer o downgrade do kernel para o Linux 5.15, a versão LTS mais recente que ainda é suportada.

Você pode baixar o postmarketOS 22.06.3 para o seu dispositivo agora mesmo pois ele está está disponível para download no site oficial para todos os dispositivos oficialmente suportados.

Claro, isso é para novas instalações, pois os usuários existentes do PostmarketOS podem realizar uma atualização seguindo estas instruções.

Para instalar o postmarketOS 22.06.3, uma ferramenta de atualização do terminal foi introduzida há algum tempo. Para aqueles que não o têm instalado, ele pode ser adicionado com o comando apk add postmarketos-release-upgrade e, em seguida, iniciado com o comando postmarketos-release-upgrade.

Isto é, se você estiver na v21.12. Para versões anteriores, os comandos de instalação seriam:
wget https://gitlab.com/postmarketOS/postmarketos-release-upgrade/-/raw/master/upgrade.sh

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.