PostmarketOS poderá suportar aplicativos Android, graças ao Anbox

O PostmarketOS poderá suportar aplicativos Android, graças ao Anbox, segundo os próprios desenvolvedores desse sistema. Confira os detalhes dessa possibilidade.

Se existe uma razão para o Android e o iOS serem os dois sistemas operacionais móveis mais usados, são principalmente os aplicativos que eles têm disponíveis. Pelo mesmo motivo, outros sistemas como o Windows Mobile, foram deixados de lado pelos desenvolvedores, e conseguiram decolar.

PostmarketOS poderá suportar aplicativos Android, graças ao Anbox
PostmarketOS poderá suportar aplicativos Android, graças ao Anbox

Atualmente existem mais sistemas operacionais móveis no mercado, alguns deles baseados no Linux como OS pós-mercado, mas pouco ou nada eles têm que fazer se não pudermos usar os aplicativos mais famosos como o WhatsApp, que já usamos mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.

É verdade que no Linux temos muitos aplicativos. É um fato. O problema, é que, além de não poder usar alguns muito populares, os outros disponíveis não são projetados para telefones celulares, como os aplicativos Android.

Por esse motivo, os desenvolvedores do postmarketOS, que usam uma versão móvel do ambiente gráfico KDE Plasma, estão trabalhando em uma solução. Essa solução começa usando o Anbox.

O Anbox é uma ferramenta/emulador que nos permite executar aplicativos Android em nosso sistema operacional baseado em Linux.

Há algum tempo, ele está entre nós e, de fato, seu uso não é o mais intuitivo do mundo, mas o postmarketOS planeja facilitar tudo e nos permite usar aplicativos Android em telefones como PinePhone ou Librem 5.

O suporte para a execução de aplicativos Android no pós-mercadoOS ainda está dando seus primeiros passos, mas espera-se que mais cedo ou mais tarde seja uma realidade, confiável e estável.

Isso mudaria as regras do jogo, pois com um telefone desse tipo podemos usar um sistema operacional gratuito com todos esses meios, por um preço mais baixo e, por outro lado, e se decidirmos, ou seja, dependerá de nós se precisarmos e quisermos instalar os aplicativos Android mais populares.

A pergunta que fica é: Isso muda sua opinião sobre telefones que usam um sistema operacional móvel baseado em Linux? Diga o que você acha nos comentários!

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.