Projeto Darling: executando aplicativos do OS X no Linux

Já imaginou poder executar alguns dos seus aplicativos favoritos do OS X no Linux, como o iWork por exemplo? Isso será possível um dia, graças ao Darling, um projeto que tem como objetivo construir uma camada de compatibilidade para sistemas operacionais Linux, que lhes permitiria executar aplicativos OS X.
image
Trabalhando de forma semelhante à que o Wine usa para permitir que aplicativos do Windows sejam executados no sistema operacional Linux, o projeto Darling está tentando construir uma camada de compatibilidade de software para rodar aplicações do OS X. Até agora, o projeto tem um pequeno número de programas do OS X que já funcionam com o Darling e estão testando várias outras aplicações, como o Midnight Commander, QREncoder, Bayon, The Unarchiver e World of Warcraft.

Entretanto, ainda não é clara a definição de quais aplicativos poderiam ou não, ser executados na camada criada pelo Darling. Teoricamente essa camada também permitirá poder rodar aplicativos do iOS, já que aplicativos dessa plataforma são compilados para o kernel Darwin, usado pelo iOS e OS X.

De acordo com a página wiki do projeto, Darling trabalha da seguinte forma: “Ele analisa arquivos executáveis ​​compilados para o kernel Darwin (arquivos de objeto Mach ), carrega-os na memória (como ld-linux.so faz com executáveis ​​ELF) e executa-os.” Em cima disso, Darling precisa disponibilizar as bibliotecas de software e estruturas que as aplicações OS X necessitam, de forma compatível com a interface binária de aplicação.

Darling depende do GNUstep, uma implementação do software livre das bibliotecas Objective-C da Apple, cujo propósito é permitir que as aplicações a serem construídas, possam ser executadas em sistemas Macintosh, Unix e Windows.

Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis em sua página oficial e o código para o projeto neste repositório GitHub

Se você gostou da dica, aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser ficar por dentro das últimas informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botôes do Gooogle+, Twitter e Facebook.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.