Projeto GNOME removerá os menus de aplicativos do painel no GNOME 3.32

O projeto GNOME removerá os menus de aplicativos do painel no GNOME 3.32. Confira os detalhes e entenda melhor essa futura mudança.


Com o recente lançamento do ambiente de desktop GNOME 3.30, que já obteve seu primeiro lançamento e atingiu os repositórios estáveis ​​de algumas das principais distribuições Linux, o GNOME 3.32 “Taipei” entrou agora em desenvolvimento e o primeiro marco deve chegar nos canais de teste ainda esta semana.

Projeto GNOME removerá os menus de aplicativos no GNOME 3.32
Projeto GNOME removerá os menus de aplicativos no GNOME 3.32

Ainda não se sabe muito sobre os novos recursos e melhorias que vêm para o ambiente GNOME 3.32, com lançamento previsto para o próximo ano em 13 de março de 2019, mas parece que um recurso existente não estará mais disponível nesta próxima versão, pois o desenvolvedor Allan Day anunciou a depreciação do menus de aplicativos.

O projeto GNOME removerá os menus de aplicativos no GNOME 3.32

Projeto GNOME removerá os menus de aplicativos no GNOME 3.32

Sim. Mais uma vez, o Projeto GNOME quer mudar a maneira como seu amado ambiente de trabalho GNOME funciona, e recentemente anunciou planos de retirar os menus de aplicativos do próximo grande lançamento, o GNOME 3.32.

O menu de aplicativos no ambiente GNOME são os menus que você vê e interage através do painel superior, com o nome do aplicativo neles.

Projeto GNOME removerá os menus de aplicativos no GNOME 3.32

Ao clicar no menu do aplicativo, você geralmente sai do aplicativo ou acessa suas preferências. Atualmente, esses menus de aplicativos não funcionam mais como esperado.

Em um post recente, Allan Day explicou isso da seguinte forma:

“Infelizmente, vimos os menus do aplicativo não se saírem bem ao longo dos anos, apesar dos esforços para melhorá-los. As pessoas nem sempre se envolvem com eles. Muitas vezes, eles não perceberam que os menus são interativos ou não se lembraram que eles estão lá. Esses menus estão conosco desde o começo da série GNOME 3.0, mas estamos planejando retirá-los para a próxima versão do GNOME (versão 3.32)”

Como tal, parece que o GNOME 3.30 será a última versão desse ambiente de desktop Linux que usará esses menus de aplicativos.

Com o lançamento do ambiente GNOME 3.32, os menus de aplicativos serão removidos de todos os aplicativos GNOME padrão e não serão exibidos no painel superior, o que significa que, quando um aplicativo for aberto, você não verá o nome e o ícone do aplicativo na barra superior, para que você não possa interagir com ele no painel superior.

Em vez disso, você terá que confiar no menu dentro da janela do aplicativo (veja as imagens abaixo, cortesia de Allan Day, para mais detalhes).

Para aplicativos de terceiros e aplicativos GNOME que não removerão seus menus de aplicativos a tempo para a versão do GNOME 3.32, menus de aplicativos serão mostrados na barra de cabeçalho do aplicativo.

Allan Day disse que o novo arranjo de menu para aplicativos do GNOME deve “parecer natural” para todos os usuários GNOME existentes, esperando que não haja nenhuma dificuldade quando atualizarem para o GNOME 3.32.

Mais detalhes sobre as novas diretrizes de design da interface do GNOME estão disponíveis para leitura adicional no GNOME Gitlab.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.