Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede

Com seu novo sistema chamado Congestion Control, o Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede. Entenda!

Tor (The Onion Router) é uma rede de sobreposição administrada por voluntários que consiste em milhares de relés que servem como pontos de retorno para o tráfego de rede de usuários criptografados e nós de saída que são essencialmente os gateways para a Internet pública.

A missão do projeto é ocultar a localização real e os interesses de navegação dos usuários, visando a máxima privacidade e anonimato do usuário da Internet.

Recentemente, o Projeto Tor publicou detalhes sobre um sistema recém-introduzido chamado Congestion Control (Controle de Congestionamento) que promete eliminar os limites de velocidade na rede.

Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede

Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede
Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede

Este novo sistema está funcionando na versão 0.4.7.7 do protocolo Tor, a última versão estável disponível desde a semana passada.

O controle de congestionamento “resultará em melhorias significativas de desempenho no Tor, bem como no aumento da utilização de nossa capacidade de rede”, dizem os mantenedores do projeto.

Normalmente,uma das desvantagens do sistema Tor são as velocidades de navegação lentas, que são prejudicadas pelo congestionamento de tráfego nos nós da rede Tor e pelas filas nos relés de saída.

Regular o congestionamento de tráfego na rede Tor é um desafio sem fazer concessões nos mecanismos de preservação da privacidade. No entanto, após quase duas décadas de busca de soluções, o projeto finalmente introduziu o Controle de Congestionamento.

O novo sistema implementa três algoritmos, a saber, Tor-Westwood, Tor-Vegas e Tor-NOLA, que coletivamente ajudam a reduzir o consumo de memória e estabilizar e minimizar o atraso e a latência da fila:

  • Tor Westwood – minimiza a perda de pacotes em grandes tubos
  • Tor-Vegas – estima o comprimento da fila e introduz elementos de balanceamento
  • Tor-NOLA – funciona como um estimador de atraso de largura de banda.

O projeto Tor executou simulações para comparar as versões 0.4.6 e 0.4.7, e os resultados são impressionantes em todos os aspectos, com navegação mais suave e aprimorada, livre de limitações de velocidade e gargalos, sem adicionar nenhum ônus à latência de ponta a ponta.

Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede
Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede – Comparação do gráfico de taxa de transferência (Tor)

No entanto, para que toda a comunidade se beneficie das melhorias, os operadores de retransmissão de saída terão que atualizar para a versão 0.4.7 do protocolo Tor.

Operadores de nós internos do Tor não precisam atualizar, mas terão que definir limites de largura de banda. Isso porque os padrões de tráfego mudarão, já que se espera que o Controle de Congestionamento utilize os relés em sua capacidade total.

Quanto mais clientes atualizarem para a versão 0.4.7 (ou posterior), mais aparente o aumento de desempenho na rede se tornará para todos, mas os primeiros resultados já são notáveis.

Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede
Projeto Tor melhorará o desempenho de velocidade de rede – Aumento na largura de banda de retransmissão anunciada (Tor)

Segundo o Projeto Tor:

“Como nossa rede é cerca de 25% utilizada, esperamos que a taxa de transferência seja muito alta para os primeiros usuários que usam 0.4.7 em circuitos rápidos com saídas 0.4.7 rápidas até o ponto em que a maioria dos clientes atualizou. Nesse ponto, um novo equilíbrio será alcançado em termos de taxa de transferência e utilização da rede.”

“Por esta razão, estamos retendo o lançamento de um Tor Browser Stable com controle de congestionamento até que um número suficiente de Exits seja atualizado para tornar a experiência mais uniforme. Esperamos que isso aconteça até 31 de maio.”

Para a próxima grande versão estável, a versão 0.4.8, o projeto Tor planeja implementar um mecanismo de divisão de tráfego que deve melhorar ainda mais a velocidade da rede.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.