Proton 6.3-5 lançado com suporte para Civilization VI, Far Cry, Dark Devotion e muito mais

Foi lançado o Proton 6.3-5 com suporte para Civilization VI, Far Cry, Dark Devotion e muito mais. Confira todas as novidades desse update e veja como usar o recurso.

O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.

Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.

Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.

Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.

Agora, a Valve lançou hoje o Proton 6.3-5 como a versão estável mais recente de sua ferramenta de compatibilidade gratuita e de código aberto para o Steam Play, que permite que você jogue jogos do Windows em seu sistema Linux.

Novidades do Proton 6.3-5

Proton 6.3-5 lançado com suporte para Civilization VI, Far Cry, Dark Devotion e muito mais
Proton 6.3-5 lançado com suporte para Civilization VI, Far Cry, Dark Devotion e muito mais

Proton 6.3-5 vem com muitas melhorias para seus jogos favoritos. Para começar, melhora a renderização de vídeo para os jogos Bloodstained, Deep Rock Galactic, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Resident Evil 2 (2019), Resident Evil 3 (2020) e Team Sonic Racing.

Em seguida, adiciona suporte para Crypt Stalker, Dark Devotion, Dorfromantic, Far Cry, Hard Reset, Hogs of War, Might & Magic: Clash of Heroes, Pro Cycling Manager 2020, Sang Froid – Tales of Werewolves, Secret of Mana, Sid Jogos Civilization VI de Meier e Trainz Railroad Simulator 2019, que agora você pode jogar em sua máquina Linux.

Por baixo do capô, a nova versão do Proton é alimentada pela melhor e mais recente implementação baseada no DXVK 1.9 Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine, inclui uma implementação completa de Direct3D 12 API vkd3d-proton atualizada no topo do Vulkan, e apresenta melhor seleção de dispositivos de GPU.

Além disso, Proton 6.3-5 melhora o suporte do controlador para o videogame Hades e muitos outros títulos usando o motor Unity, corrige travamentos para o videogame Conan Exiles e outros títulos usando o iniciador Funcom, adiciona áudio ausente no vídeo Project Cars 3 jogo, e correções trava com os iniciadores de CyberPunk 2077, Darksburg e outros jogos.

Por último, mas não menos importante, o Proton 6.3-5 vem com melhor suporte para compilações baseadas em contêiner fora da máquina virtual de compilação.

Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.

Como ativar o Proton no Steam

Você pode baixar o Proton 6.3-5 agora mesmo na página do GitHub.

No entanto, tenha em mente que você terá que compilá-lo em sua distribuição Linux para funcionar, então, se você não sabe como fazer isso, é melhor esperar que a nova versão chegue nos repositórios de software estáveis.

O Proton 6.3-5 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.

Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).

Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).

Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).

No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!