Proton 7.0-4 lançado com suporte a mais jogos do Windows

Foi lançado o Proton 7.0-4 com suporte a mais jogos do Windows, e mais. Confira todas as novidades desse update e veja como usar o recurso.

O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.

Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.

Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.

Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.

Agora, a Valve lançou hoje o Proton 7.0-4 como a versão estável mais recente de sua ferramenta de compatibilidade gratuita e de código aberto para o Steam Play, que permite que você jogue jogos do Windows em seu sistema Linux.

Novidades do Proton 7.0-4

Proton 7.0-4 lançado com suporte a mais jogos do Windows
Proton 7.0-4 lançado com suporte a mais jogos do Windows

O Proton 7.0-4 está aqui dois meses após o Proton 7.0-3 para adicionar suporte a mais jogos do Windows que agora podem ser reproduzidos no Linux.

Dentre estes jogos estão incluídos o Aquarist – My First Job, Chuzzle Deluxe, Disgaea 5, Karmaflow The Rock Opera Videogame – Act I & Act II, The Rising of the Shield Hero: Relive The Animation, Trove e Zuma’s Revenge!

Além de oferecer suporte a novos jogos, a versão Proton 7.0-4 também melhora o suporte a jogos que já eram jogáveis ​​no Linux por meio do Steam Play.

Estes incluem Elden Ring, Final Fantasy XIV, Assassin’s Creed Origins, Call of Duty: Black Ops II – Zombies, Call of Duty: Black Ops II, Chrono Trigger, The Adventure Pals, The Ball, POSTAL: Brain Damaged, Lost Ember, Hardspace: Shipbreaker, Dokyusei Bangin’ Summer, Bloons TD 6, Sid Meier’s Civilization IV, Cossacs 3, Monster Hunter Rise: Sunbreak, Elite Dangerous, Hrot e Azur Lane: Crosswave.

Além disso, esta versão implementa a renderização do processo Vulkan, que é usada pelos jogos nw.js, melhora a reprodução de vídeo para muitos jogos que anteriormente exigiam hacks direcionados, reduz o espaço usado pelos prefixos do jogo se o sistema de arquivos suportar cópia na gravação e atualizações os componentes internos para DXVK 1.10.3 e vkd3d-proton 2.6-1-gc05900da.

Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.

Como ativar o Proton no Steam

Você pode baixar o Proton 7.0-4 agora mesmo na página do GitHub.

No entanto, tenha em mente que você terá que compilá-lo em sua distribuição Linux para funcionar, então, se você não sabe como fazer isso, é melhor esperar que a nova versão chegue nos repositórios de software estáveis.

O Proton 7.0-4 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.

Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).

Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).

Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).

No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO