Proton 8 lançado lançado com suporte a mais jogos

Foi lançado o Proton 8 com suporte a mais jogos, e mais. Confira todas as novidades e veja como usar esse importante recurso.

O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.

Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.

Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.

Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.

Agora, a Valve lançou hoje o Proton 8 como a versão estável mais recente de sua ferramenta de compatibilidade gratuita e de código aberto para o Steam Play, que permite que você jogue jogos do Windows em seu sistema Linux.

Novidades do Proton 8

Proton 8 lançado lançado com suporte a mais jogos
Proton 8 lançado lançado com suporte a mais jogos

Sob o capô, o Proton 8.0 vem com componentes principais atualizados como Wine 8.0, wine-mono 7.4.1, dxvk 2.1-4-gcaf31033, vkd3d-proton 2.8-84-g08909d98 e dxvk-nvapi 0.6.2.

De acordo com a Valve, o Proton 8.0 é a maior atualização até o momento, trazendo suporte para vários jogos do Windows que agora você pode jogar em sua caixa Linux.

Isso inclui Forspoken, Samurai Maiden, Dead Space (2023), Creativerse, Nioh 2 – The Complete Edition, One Piece: Pirate Warriors 4, Blue Reflection, Disney Dreamlight Valley, ToGather:Island, Exceed – Gun Bullet Children, Gungrave G.O.R.E., e Chex Quest HD.

Vários jogos da série de videogames Atelier também podem ser jogados no Proton 8.0. Estes incluem Atelier Meruru, Atelier Lydie & Suelle The Alchemists and the Mysterious Paintings, Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book DX, e Atelier Rorona The Alchemist of Arland DX.

Além disso, esta atualização traz suporte para os jogos Romance of the Three Kingdoms XIV and WARRIORS OROCHI 3 Ultimate Definitive Edition.
Romance of the Three Kingdoms XIV e WARRIORS OROCHI 3 Ultimate Definitive Edition.

O Proton 8.0 também inclui inúmeras correções de bugs para melhorar o suporte para jogos que já eram jogáveis no Linux, como Forza Horizon 5, Mortal Combat X, The Witcher 3: Wild Hunt, FIFA 21, FIFA 22, NOBUNAGA’S AMBITION: Souzou, Stardom 3, Sword and Fairy 3, Tiny Tina’s Wonderland, Final Fantasy XIV Online, A Plague Tale: Innocence, A Plague Tale: Requiem, Tom Clancy’s Splinter Cell, Football Manager 2023, FALL IN LABYRINTH, Life is Strange Remastered, Youropa, Crysis Remastered, Company of Heroes III, The Last Blade 2, Dead or Alive 6, Minecraft Dungeons, e Immortals Fenyx Rising.

Fora isso, o Proton 8.0 melhora o suporte multitoque, melhora o suporte para o inicializador de jogos de 2K, corrige problemas Alt+Tab no desktop GNOME 43 series e habilita a NVIDIA API (NVAPI) para muitos jogos.

Por fim, a Valve também observa o fato de que esta versão principal do Proton requer uma placa de vídeo compatível com Vulkan 1.3.

Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.

Como ativar o Proton no Steam

Você pode baixar o Proton 8 agora mesmo na página do GitHub.

No entanto, tenha em mente que você terá que compilá-lo em sua distribuição Linux para funcionar, então, se você não sabe como fazer isso, é melhor esperar que a nova versão chegue nos repositórios de software estáveis.

O Proton 8 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.

Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).

Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).

Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).

No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.