Q4OS 5.2 lançado com base no Debian 12

A equipe do Q4OS lançou a nova atualização de seu sistema, o Q4OS 5.2 com base no Debian 12. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O Q4OS é uma distribuição Linux para desktop baseada no Debian, projetada para oferecer interface de usuário em estilo clássico (Trinity) e acessórios simples, além de servir APIs estáveis ​​para aplicativos complexos de terceiros, como Google Chrome, VirtualBox e ferramentas de desenvolvimento.

O sistema também é muito útil para ambientes de nuvem virtual devido aos seus requisitos de hardware muito baixos.

Agora, o projeto Q4OS anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Q4OS 5.2 como a mais nova versão estável (e LTS) desta distribuição leve e orientada para o KDE, apresentando os mais recentes ambientes de desktop KDE Plasma e Trinity.

Novidades do Q4OS 5.2

Q4OS 5.2 lançado com base no Debian 12
Q4OS 5.2 lançado com base no Debian 12

Baseado na mais recente e melhor série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, Q4OS 5.2 (codinome Aquarius) está aqui com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.27 LTS, mais precisamente a versão Plasma 5.27.5 e Trinity Desktop Environment ( TDE) 14.1.1.

O Q4OS permanece fiel às suas raízes em oferecer aos usuários uma experiência de desktop única, onde o KDE Plasma e o Trinity Desktop Environment podem coexistir independentemente.

O Q4OS facilita a alternância entre os desktops KDE Plasma e Trinity, o último fornecendo uma experiência de desktop KDE3 da velha escola.

A edição KDE Plasma continua sendo a principal edição no Q4OS 5.2, que usa a aparência de estoque do upstream.

Aqueles de vocês que desejam alterar a aparência padrão da área de trabalho do KDE Plasma e alternar facilmente para o tema Debonaire dedicado do Q4OS nas Configurações do sistema.

A ferramenta interna do Q4OS, Desktop Profiler, foi atualizada nesta versão para oferecer suporte a perfis personalizados.

Esse recurso torna mais fácil para os usuários exportar o instantâneo atual do status da área de trabalho, modificá-lo e criar perfis personalizados que podem ser importados posteriormente para uma nova instalação do Q4OS.

Além disso, cada ambiente de área de trabalho compatível mantém seus próprios perfis de aplicativo.

Segundo os desenvolvedores:

“Qualquer perfil é importável, então o usuário pode importá-lo e aplicá-lo posteriormente em outro hardware, obtendo uma possibilidade única de fácil instalação e configuração do conjunto pré-definido de aplicativos e pacotes de uma só vez. Em outras palavras, um usuário obtém facilmente uma nova instalação do sistema operacional configurada e pronta para funcionar com um esforço mínimo de pós-instalação.”

Sob o capô, o Q4OS 5.2 é alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo. Você pode baixar a nova versão como as edições KDE Plasma e Trinity Desktop Environment (TDE) agora mesmo no site oficial ou clicando nos links de download direto abaixo.

O Q4OS 5.2 é uma versão LTS (Long-Term Support) que receberá suporte por pelo menos 5 anos com patches de segurança regulares e atualizações de software para manter suas instalações o mais estável e confiável possível.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Q4OS 5.2

Se você já estiver usando o Q4OS, você só precisa realizar uma atualização regular do sistema para obter todos os novos recursos, correções de bugs e pacotes atualizados incluídos na versão Q4OS 5.2.

A imagem ISO do Q4OS 5.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.