Qt Creator 11 lançado com suporte ao Copilot do GitHub, e mais

A The Qt Company lançou o Qt Creator 11 com suporte ao Copilot do GitHub, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.

Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.

Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.

O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livre. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.

Agora, a Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 11 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt/C++.

Novidades do Qt Creator 11

Qt Creator 11 lançado com suporte ao Copilot do GitHub, e mais
Qt Creator 11 lançado com suporte ao Copilot do GitHub, e mais

Os destaques do Qt Creator 11 incluem um emulador de terminal integrado que suporta guias, vários shells, cores e fontes, suporte para GitHub Copilot baseado no plug-in Copilot Neovim, suporte inicial para o software de análise de código estático Axivion Suite, bem como exemplos Qt renovados .

O terminal integrado vem habilitado por padrão e será utilizado ao acessar a função “Executar no Terminal” e abrir terminais de vários lugares no Qt Creator.

Por outro lado, o GitHub Copilot agora está habilitado por padrão, então você precisa ativá-lo em Ajuda > Sobre Plugins e configurá-lo nas preferências.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Qt Creator 11 apresenta a capacidade de adicionar arquivos diretamente a um projeto CMake, melhora ainda mais a edição de C++ e QML, adiciona um editor que pode visualizar arquivos Markdown (.md) e implementa suporte experimental para vcpkg com um assistente e um editor para arquivos vcpkg.json e uma caixa de diálogo de pesquisa para pacotes.

Para suporte ao Python, esta versão adiciona uma nova opção “Criar ambiente virtual” ao seletor do interpretador Python na barra de ferramentas do editor e aos assistentes em Arquivo > Novo projeto > Aplicativo (Qt para Python).

Para suporte Meson, melhora os destinos de arquivo.

A GUI foi melhorada um pouco nesta versão com uma nova opção em Preferências > Interface > Estilo da barra de ferramentas > Relaxado para aumentar ligeiramente as barras de ferramentas e uma Visualização de problemas reestruturada para interferir menos ao clicar e navegar nela.

Vários bugs foram corrigidos nesta versão principal para tornar o Qt Creator mais estável e confiável.

Mais detalhes sobre o Qt Creator 11 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar o Qt Creator 11 no site oficial (download direto) como um binário .run (precisa ser tornado executável com chmod a+x ) que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux com alguns cliques do mouse.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Qt Creator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Qt Creator no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.