Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm

Conheça a Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm, que traz 5G e sete câmeras, e executa Ubuntu e ROS2 no Qualcomm QRB5165.

A Qualcomm Technologies anunciou sua plataforma de drones de referência de terceira geração e a primeira a oferecer suporte a comunicações celulares.

A “Plataforma Qualcomm Flight RB5 5G” executa Linux no octa-core, 15-TOPS QRB5165 da Qualcomm e oferece 7x até 8K30 câmeras para evitar obstáculos de 350° mais WiFi 6 e 5G para operação autônoma além da linha de visão.

Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm

Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm
Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm

Sim. A plataforma Qualcomm Flight RB5 5G executa Ubuntu e ROS2 no Qualcomm QRB5165, uma variante orientada para robótica do Snapdragon 865, que também apareceu em sua plataforma Qualcomm Robotics RB5 compatível com 96Boards para robôs terrestres.
Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm
Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm

A Qualcomm também oferece um SoC QCS8250 semelhante voltado para IoT.

A plataforma Qualcomm Flight RB5 5G é anunciada como “a primeira plataforma de drones e design de referência a oferecer recursos 5G e AI, bem como uma das plataformas de desenvolvimento mais poderosas do mundo para veículos aéreos não tripulados (UAVs).

O kit, que também é elogiado por seu “consumo de energia ultrabaixo”, está disponível para pré-encomenda por US$ 3.999,99 e será enviado no quarto trimestre de 2021.

O kit RB5 5G segue o Snapdragon 801 original baseado no Snapdragon Flight , que alimenta o helicóptero Ingenuity e o Perseverance Martian rover da NASA, e o Snapdragon 820 equipado com o Qualcomm Flight Pro. Ambos os kits são limitados a WiFi para comunicações.

O modem 5G, que é dito ser capaz de 5G mmWave, não apenas fornece comunicações mais rápidas para um fluxo visual mais suave, mas permite uma operação além da linha de visão visual (BVLOS) para oferecer suporte a voos mais seguros e confiáveis.

Para áreas sem cobertura 5G, há também um modem 802.11ax (Wi-Fi 6).

A outra grande melhoria da plataforma RB5 5G é sua gama de câmeras 7x, em comparação com 4x no Flight Pro e 2x no original.

As câmeras suportam gravação de até 8K @ 30fps e 4K @ 120 junto com zoom digital, EIS, nivelamento de horizonte e simultaneidade de múltiplas câmeras.

O principal benefício aqui é a capacidade de evitar obstáculos em 360 graus e odometria inercial visual (VIO), que combinada com o processamento de AI 15-TOPS no QRB5165 permite uma capacidade de voo autônomo mais robusta.

A plataforma Qualcomm Flight RB5 5G suporta streaming Miracast do drone para visualização em primeira pessoa de baixa latência (FPV). Você também obtém a capacidade de controle de voo manual usual e um modo “siga-me”.

Em um briefing, Dev Singh da Qualcomm, diretor sênior de desenvolvimento de negócios e gerente geral de robótica, drones e máquinas inteligentes da Qualcomm, disse que os recursos do BVLOS da plataforma devem ajudar a expandir o uso de drones baseados na Qualcomm para mais aplicações além do cinema e entretenimento.

Isso inclui segurança e resposta de emergência, entrega de suprimentos médicos, defesa, agricultura, mapeamento e inspeção de canteiros de obras, postes de serviços públicos e torres de moinhos de vento.

A capacidade VIO é particularmente importante para navegação além da linha de visão, especialmente quando não há GPS disponível. “VIO usa a câmera voltada para baixo para que você navegue pelo processamento de visão de objetos no solo”, explicou Singh.

“VIO faz parte de uma pilha inteira que melhora a navegação, semelhante ao que é chamado de VLSAM em robôs terrestres.”

O QRB5165 da Qualcomm é construído em torno do Snapdragon 865 de octa-core, fabricado em 7 nm.

Os quatro núcleos mais rápidos são os núcleos Kryo 585 baseados em Cortex-A77 com freqüência de até 2,84 GHz. Há também 4 núcleos Kyro Cortex-A55-like com freqüência de 1,8 GHz, um 587 MHz Adreno 650 GPU e um Hexagon 698 DSP com um 15-TOPS Hexagon Tensor Accelerator NPU.

O Qualcomm QRB5165 é ainda equipado com o Spectra 480 ISP com suporte para captura de vídeo Dolby Vision, 8Krecording, HD slow-mo, 4K HDR e muito mais.

Um mecanismo de análise de vídeo (EVA) trabalha com o ISP para processar 7x entradas de câmera simultâneas com localização e mapeamento simultâneos (SLAM), detecção e classificação de objetos, navegação autônoma e planejamento de caminho.

O Qualcomm QRB5165 também integra uma unidade de processamento seguro Qualcomm com certificação FIPS 140-2 com inicialização segura, criptografia, TEE e segurança em nível de câmera.

O Qualcomm QRB5165 é implantado aqui por meio de um módulo de computação sem nome. O SoC é compatível com Ubuntu Linux, Linux padrão e ROS2.

Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm
Qualcomm Flight RB5 5G, a plataforma de drones da Qualcomm

Em termos de especificações mecânicas, o drone tem um peso de decolagem de 1235g e mede 480mm de diâmetro com uma capacidade de carga útil de 1kg.

Cada uma das quatro hélices tem 10 polegadas de comprimento e cada uma é movida por um motor Holybro 2216-880KV. A estrutura é implementada com um kit de estrutura Holybro S500 V2.

A seleção do sensor do kit inclui 2 sensores ultrassônicos de telêmetro TDK CH-201, um TDK ICM-42688-P IMU, um barômetro TDK ICP-10100 e um GPS/magnetômetro (Holybro).

Há também um conjunto de sensores de imagem, incluindo um sensor de rastreamento (obturador global VGA), sensor 4k30 de alta resolução e sensores estéreo frontal/traseiro (obturador global VGA). Existem seis interfaces de câmera MIPI-CSI2 de 4 vias (suportando até 7 câmeras).

Para conexões de E/S, o produto fornece 1x Hub USB 3.1, 1x USB-C OTG, 2x GPIO, 1x I2C e 4x SPI. As opções de comunicação são WiFi, 4G LTE e um complemento 5G (com Quectel RM502Q-AE).

O módulo de energia ModalAI v3 da unidade fornece 5V/6A. E o drone usa uma bateria 4S com conector XT60 (6S com espaçadores de bateria expandidos). O controle remoto é fornecido por um receptor Spektrum DSMX.

Os pacotes de software abertos suportados pelo kit de drone Qualcomm Flight RB5 5G incluem Ubuntu 18.04, Linux Kernel 4.19, OpenCV, TensorFlow Lite ROS v.1/v.2 e RB5 Flight SDK hospedado pela ModalAI.

A Qualcomm está trabalhando com a Verizon para concluir os testes de rede da plataforma RB5 para a rede Verizon 5G. A fabricante de chips espera que a plataforma seja oferecida por meio do Verizon Thingspace Marketplace.

Depoimentos no anúncio incluem comentários de representantes da Verizon Skyward, AT&T, Asian Pacific Telecom, China Unicom, Korea Telecom e Taiwan Mobile. Também há citações de Everguard.ai, Juganu, LGU +, ModalAI, MITER, TDK e Zyter.

O projeto de referência do drone Qualcomm Flight RB5 5G está disponível para pré-venda por US$ 3.999,99 no ModalAI. As remessas são esperadas para o quarto trimestre de 2021.

Mais informações podem ser encontradas no anúncio da Qualcomm e na página do produto. Informações adicionais são fornecidas na página de documentação técnica do ModalAI.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.