Raspberry Pi 400 é literalmente um computador em um teclado

Lançado recentemente pela Raspberry Pi Foundation, o Raspberry Pi 400 é literalmente um computador em um teclado. Conheça melhor esse dispositivo.

A Raspberry Pi Foundation acaba de lançar um dispositivo totalmente novo e, desta vez, ele vem de uma forma bastante inesperada. Acontece que o Raspberry Pi 400 é literalmente um computador em um teclado.

Raspberry Pi 400 é literalmente um computador em um teclado

Raspberry Pi 400 é literalmente um computador em um teclado
Raspberry Pi 400 é literalmente um computador em um teclado

O Raspberry Pi 400 ainda é um dispositivo de bolso, só que vem embalado em um teclado compacto. Isso mesmo, o Raspberry Pi 400 é na verdade um computador em um teclado e está disponível em dois pacotes diferentes, ou seja, a versão padrão e um kit completo.

Raspberry Pi 400 é baseado no Raspberry Pi de 4 GB, só que é mais rápido que a versão original.

Se você quiser comprar apenas o computador, que na verdade é um teclado, o preço que você precisa pagar é de apenas US$ 70, mas há uma chance de a maioria das pessoas escolher o chamado Raspberry Pi 400 Personal Computer Kit, que está disponível por US$ 100 e vem com muitas guloseimas extras.

Mais especificamente, ele inclui o computador Raspberry Pi 400, um mouse USB oficial e fonte de alimentação USB-C e um cartão SD com Raspberry Pi OS pré-instalado, um cabo micro HDMI para HDMI e o Guia oficial para iniciantes do Raspberry Pi.
Raspberry Pi 400 é literalmente um computador em um teclado
No anúncio, a Raspberry Pi Foundation explica que:

“A facilidade de uso é mais do que desempenho: também pode ser sobre o fator de forma. Em particular, ter menos objetos em sua mesa torna a experiência de configuração mais simples. Computadores domésticos clássicos – BBC Micros, ZX Spectrums, Commodore Amigas e o resto – integraram a placa-mãe diretamente no teclado. Nenhuma unidade de sistema separada e caixa; nenhum cabo de teclado. Apenas um computador, uma fonte de alimentação, um cabo de monitor e (às vezes) um mouse.”

Os layouts de teclado disponíveis com o Raspberry Pi 400 originalmente suportam inglês (tanto no Reino Unido quanto nos EUA), francês, italiano, alemão e espanhol, mas mais idiomas serão adicionados posteriormente.

Por fim, o Raspberry Pi espera que o mesmo conjunto de idiomas seja compatível com o teclado oficial.

Especificações do Raspberry Pi 400

Processador: Broadcom BCM2711 quad-core (quatro núcleos Cortex-A72 de 1,8 GHz) de 64 bits
RAM: 4 GB de LPDDR4 de 3.200 MHz
Armazenamento: slot para microSD (traz uma unidade de 16 GB no kit)
Conectividade: USB 3.0 tipo A (2), micro-HDMI (2), GPIO 40 pinos (1), Gigabit Ethernet (1), Bluetooth 5.0 (BLE), Wi-Fi 802.11ac
Outros: teclado com 78 ou 79 teclas (de acordo com o layout), suporte a H.265 (até 4K e 60 fps) e H.264 (até 1080p e 60 fps), suporte a OpenGL ES 3.0
Sistema operacional: Raspberry Pi OS pré-instalado no microSD
Dimensões: 286 x 122 x 23 mm

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.