Raspberry Pi OS Legacy lançado para oferecer estabilidade estendida

Com a meta de oferecer estabilidade estendida, a Raspberry Pi Foundation anunciou o lançamento de seu primeiro Raspberry Pi OS Legacy.

Já se passaram alguns meses desde que a Raspberry Pi Foundation anunciou que sua distribuição Raspbian baseada em Debian para o computador de placa única Raspberry Pi tem um nome novo e mais apropriado, Raspberry Pi OS, também revelando uma próxima variante de 64 bits.

Agora, para oferecer estabilidade estendida, a Raspberry Pi Foundation anunciou o lançamento de seu primeiro Raspberry Pi OS (Legacy).

Raspberry Pi OS Legacy lançado para oferecer estabilidade estendida

Raspberry Pi OS Legacy lançado para oferecer estabilidade estendida
Raspberry Pi OS Legacy lançado para oferecer estabilidade estendida

É um sistema operacional novo, mas antigo, destinado a fornecer aos desenvolvedores uma plataforma que não sofrerá grandes mudanças com a mesma frequência que o ramo principal do sistema operacional.

Legacy será baseado na versão oldstable do Debian – que atualmente é o Debian 10 Buster.

Uma oldstable permanece “por cerca de um ano após o lançamento da próxima distribuição estável”, de acordo com os documentos do Debian.

Isso é feito para fornecer aos desenvolvedores tempo suficiente para resolver quaisquer problemas de aplicativo que surjam devido a uma nova versão estável.

O Raspberry Pi OS Legacy também usará o kernel Linux 5.10, que está programado para suporte até dezembro de 2026. As atualizações de segurança serão fornecidas para as instalações do Legacy contanto que o kernel e a versão Debian oldstable os receba.

A adição de uma opção de suporte de longo prazo com certeza será uma boa notícia entre os desenvolvedores do Raspberry Pi – particularmente aqueles que usam os computadores de placa única em IoT e aplicações industriais.

A estabilidade é fundamental nesses ambientes e as mudanças geralmente acontecem em um ritmo muito lento (às vezes glacial). T

er muito tempo extra para planejar e testar permite que os desenvolvedores evitem tempo de inatividade desnecessário devido a problemas de compatibilidade com novos drivers ou bibliotecas.

O anúncio oficial indica que os novos lançamentos de hardware Raspberry Pi não serão suportados pelo Raspberry Pi OS (Legacy). Novas revisões do hardware existente irão, então um Raspberry Pi 4 v1.5 ainda não lançado seria compatível com um Raspberry Pi 5 ou 6, não.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.