Redcore Linux 2102 lançado com o kernel 5.14.10 e KDE Plasma 5.22.5

O Projeto Redcore Linux anunciou o lançamento do Redcore Linux 2102. Confira a novidades e veja onde baixar a distribuição.

O Redcore Linux explora a ideia de trazer o poder do Gentoo Linux para as massas. Seu objetivo é ser uma maneira muito rápida de instalar um sistema Gentoo Linux puro, sem gastar horas ou dias compilando a partir do código fonte e lendo a documentação.

Para atingir esse objetivo, o Redcore fornece um repositório com pacotes binários pré-criados que recebem atualizações contínuas, seguindo um modelo de release.

Agora, o Projeto Redcore Linux anunciou o lançamento do Redcore Linux 2102.

Novidades do Redcore Linux 2102

Redcore Linux 2102 lançado com o kernel 5.14.10 e KDE Plasma 5.22.5
Redcore Linux 2102 lançado com o kernel 5.14.10 e KDE Plasma 5.22.5

Nos últimos cinco anos, o objetivo do Redcore Linux sempre foi levar o poder do sistema operacional Gentoo Linux baseado na fonte para as massas, oferecendo aos usuários imagens ISO live atualizadas e robustas com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma e um conjunto cuidadosamente selecionado de aplicativos para necessidades de escritório, multimídia, jogos e navegação na Internet.

Chamado de “Polaris”, o Redcore Linux 2102 chega quase seis meses depois do Redcore Linux 2101 (Orion), totalmente sincronizado com a árvore de teste do Gentoo em 1º de outubro de 2021, e equipado com a mais recente e melhor série de kernel Linux 5.14.

Linux 5.14.10 é o kernel padrão, mas os kernels Linux 5.10.71 e 5.4.151 LTS também estão disponíveis no repositório se você estiver procurando usar um kernel com suporte de longo prazo.

Redcore Linux 2102 “Polaris” usa o KDE Plasma 5.22.5 como ambiente de área de trabalho padrão, acompanhado pelo pacote de software KDE Gear 21.08.1, e substitui o navegador Mozilla Firefox pelo Chromium, bem como o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird por Mailspring.

Também incluído na imagem ISO ao vivo, você encontrará as plataformas de jogos Lutris e Steam, editor de imagens GIMP, downloader torrent qBittorrent, pacote de escritório LibreOffice, reprodutores de mídia MPV e VLC, reprodutor de áudio Qmmp, gerenciador de pacotes gráfico Sisyphus e um monte de utilitários úteis.

Além disso, a nova versão melhora o suporte para os drivers gráficos proprietários da NVIDIA, fazendo com que o descarregamento PRIME funcione imediatamente ao usar o pacote nvidia-prime, o que, é claro, é uma ótima notícia para os usuários da GPU NVIDIA e adiciona o Xwayland como um pacote autônomo.

Vários problemas foram corrigidos também, incluindo criação de usuário extremamente lenta durante a inicialização ao vivo, suporte de tempo de execução nativo do Steam para bibliotecas do sistema, a capacidade do instalador de definir corretamente os sinalizadores ESP ao instalar a distribuição no modo UEFI, bem como alguns bugs com a sessão ao vivo.

No próximo mês, o projeto comemora seu 5º aniversário (parabéns pela nossa parte!) E eles estão pedindo gentilmente à comunidade por espaço no servidor para hospedar seu arquivo de pacotes de 80 GB, então se você está lendo isto e pode ajudar com um espelho, não hesite em contatá-los aqui.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Redcore Linux 2102

Se você sempre quis usar o Gentoo Linux em seu computador pessoal sem o incômodo de compilá-lo do zero, você pode baixar a versão mais recente do Redcore Linux agora mesmo, a imagem ISO do Redcore Linux 2102 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.