RHEL 8.6 lançado com novos recursos e melhorias

E foi lançado o RHEL 8.6 com novos recursos e melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.

Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.

A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.

Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.

Agora, a Red Hat anunciou a disponibilidade geral do Red Hat Enterprise Linux 8.6 como a atualização mais recente de sua série de sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.

Novidades do RHEL 8.6

RHEL 8.6 lançado com novos recursos e melhorias
RHEL 8.6 lançado com novos recursos e melhorias

O Red Hat Enterprise Linux 8.6 vem seis meses após o Red Hat Enterprise Linux 8.5 e está aqui com novos recursos de segurança para mitigar riscos potenciais na nuvem híbrida.

Isso inclui suporte para autenticação de cartão inteligente com sudo e SSH no console da Web para executar funções administrativas e acessar hosts remotos, suporte para SAP HANA em produção com Red Hat e SAP e suporte para arquivos de configuração drop-in para servidores OpenSSH.

Deve-se notar o fato de que o sistema de gerenciamento de banco de dados SAP HANA agora é suportado pelo SELinux, a estrutura fapolicyd e a descriptografia baseada em política (PBD) para desbloqueio automatizado de unidades criptografadas com LUKS.

Além disso, o fapolicyd foi atualizado para a versão 1.1 com suporte para os novos diretórios rules.d/ e trust.d/, suporte para o script fagenrules, bem como novas opções para o comando fapolicyd-cli.

Além disso, o Red Hat Enterprise Linux 8.6 introduz uma nova opção --checksum no comando semodule para permitir que os usuários verifiquem as versões dos módulos de política SELinux instalados e atualiza tanto o SCAP Security Guide (SSG) quanto os pacotes OpenSCAP para as versões 0.1.60 e 1.3.6 respectivamente.

Outros novos recursos incluem suporte inicial para Stratis Storage no Web Console para permitir que os usuários criem, configurem e gerenciem pools e sistemas de arquivos do Stratis Storage, a capacidade de passar dispositivos USB e host PCI (Peripheral Component Interconnect) para máquinas virtuais usando o Web Console, uma nova função de sistema de cluster de alta disponibilidade (HA) para ferramentas automatizadas e uma nova função de sistema para automatizar a instalação e configuração do console da web.

Uma nova função de sistema de firewall também está presente no Red Hat Enterprise Linux 8.6 para fornecer às organizações a capacidade de automatizar o gerenciamento de sua configuração de firewall, juntamente com funções de sistema para automação SAP day-1 para oferecer aos usuários configuração automatizada do Red Hat Ansible Automation Platform e procedimentos de configuração para ambientes SAP HANA.

Por último, mas não menos importante, o RHEL 8.6 está aqui para simplificar o instalador de borda em uma tentativa de aliviar ainda mais a carga administrativa ao implantar sistemas remotos em campo ou em um local centralizado, adicionar suporte para o padrão de segurança FIDO Device Onboarding (FDO) para dispositivos, adicione verificações de integridade padrão para testar a funcionalidade da rede por meio da estrutura de reversão inteligente do Red Hat Enterprise Linux e adicione gerenciamento de borda para ajudar ainda mais as organizações a gerenciar e dimensionar implantações com melhor segurança na borda.

Como esperado, o Red Hat Enterprise Linux 8.6 vem com um conjunto de ferramentas atualizado que inclui GCC 11, LLVM 13.0.1, Rust 1.58.1, Go 1.17.7, Perl 5.32, PHP 8.0, OpenJDK 17, Apache Log4j 2 e muitos outros GNU /Linux e tecnologias de código aberto.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o RHEL 8.6

A imagem ISO do RHEL 8.6 já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 60 dias.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.