RHEL 8.7 lançado com novos recursos e funções de sistema

E foi lançado o RHEL 8.7 com novos recursos e funções de sistema. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.

Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.

A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.

Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.

Agora, a Red Hat anunciou a disponibilidade geral do Red Hat Enterprise Linux 8.7 como a atualização mais recente de sua série de sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.

Novidades do RHEL 8.7

RHEL 8.7 lançado com novos recursos e funções de sistema
RHEL 8.7 lançado com novos recursos e funções de sistema

O Red Hat Enterprise Linux 8.7 está aqui seis meses após o Red Hat Enterprise Linux 8.6 e apresenta novos recursos como a capacidade de visualizar e gerenciar políticas de criptografia em todo o sistema para consistência e redução de risco, suporte para edição de serviços de firewall personalizados, bem como rotular e criptografar dados em sosreports.

Esta versão também melhora o fluxo de trabalho de patch ao vivo do kernel, permitindo que você instale apenas atualizações do kpatch no console da web e possibilita o download da mídia de instalação do Red Hat Enterprise Linux quando você tenta criar uma nova máquina virtual no console da web.

Novas funções do sistema Red Hat Enterprise Linux também estão presentes nesta versão, como os módulos de automação Redfish Ansible que permitem usar a interface de gerenciamento de hardware Redfish para controlar o estado de energia de um sistema, gerenciar contas Redfish e mídia virtual ou gerenciar o pedido de dispositivos de inicialização.

As novas ferramentas Ansible do Red Hat Enterprise Linux 8.7 permitem que as organizações que usam o Identity Management no RHEL configurem a autenticação de cartão inteligente em toda a infraestrutura, bem como acessem os sistemas Red Hat Enterprise Linux que usam identidades armazenadas em uma fonte externa como AWS, Azure ou Sistemas em nuvem do Google.

Outra adição interessante a esta versão é a forma como a Red Hat lida com atualizações de versões anteriores.

Mais especificamente, agora é possível atualizar de versões RHEL de dois anos, e a ferramenta Convert2RHEL foi atualizada para oferecer suporte a lançamentos simultâneos mais flexíveis do CentOS Linux para o RHEL.

Novos recursos também foram implementados na versão local do construtor de imagens do RHEL para fornecer aos usuários a capacidade de especificar um perfil de segurança OpenSCAP para o blueprint do construtor de imagens ao criar imagens ou especificar se a imagem conterá um contêiner incorporado, que será disponível para uso na inicialização.

Como de costume, a nova versão do Red Hat Enterprise Linux 8 vem com um conjunto de ferramentas atualizado que inclui GCC 12, LLVM 14.0.6, Dyninst 12.1.0, Go 1.18, Grafana 7.5.13, Maven 3.8, Mercurial 6.2, Redis 6.2.7, Ruby 3.1, Rust 1.62, Node.js 18, SystemTap 4.7, Valgrind 3.19 e muitas outras tecnologias GNU/Linux e Open Source.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o RHEL 8.7

A imagem ISO do RHEL 8.7 já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 60 dias.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.