RK3588 é o processador de maior desempenho da Rockchip até hoje, e provavelmente chegará em 2022

Segundo resultados de benchmark, o RK3588 é o processador de maior desempenho da Rockchip até hoje, e provavelmente chegará em 2022.

A fabricante chinesa de chips Rockchip começou a falar sobre o processador octa-core RK3588 há mais de dois anos, mas devido a uma série de atrasos, ele ainda não foi lançado.

Isso pode mudar em breve. A empresa compartilhou especificações detalhadas e resultados de benchmark para seu processador de maior desempenho até o momento durante a 2021 Rockchip Developer Conference.

RK3588 é o processador de maior desempenho da Rockchip até hoje, e provavelmente chegará em 2022

RK3588 é o processador de maior desempenho da Rockchip até hoje, e provavelmente chegará em 2022
RK3588 é o processador de maior desempenho da Rockchip até hoje, e provavelmente chegará em 2022

Para completar, pelo menos duas empresas estão planejando lançar computadores de placa única com processadores RK3588 em 2022.

O conjunto de recursos do processador RK3588 inclui:

  • 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A76 de até 2,6 GHz
  • 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A55 de até 1,8 GHz
  • Gráficos ARM Mali-G610 MP4
  • NPU (unidade de processamento neural) com até 6 TOPS de desempenho de AI
  • Suporte para decodificação de vídeo de até 8 K/60 Hz
  • Suporte para PCIe 3.0, USB 3.1 Gen 1 e dual Gigabit Ethernet

Embora essas especificações não sejam suficientes para tornar este processador competitivo com os mais recentes chips principais baseados em ARM da Qualcomm ou MediaTek, o novo chip deve oferecer um grande aumento de desempenho em relação aos processadores Rockchip mais antigos, como o popular RK3399, um chip hexa-core encontrado em uma série de Chromebooks mais antigos, placa única, computadores e até mesmo alguns laptops como o laptop Linux de baixo custo PineBook Pro.

Em benchmarks fornecidos ao CNX-Software, o RK3588 oferece um aumento de desempenho de núcleo único de 2.7X no Geekbench 4 e uma melhoria de 3.4X no desempenho de múltiplos núcleos. Ele também oferece até 6X o desempenho gráfico.

De acordo com Lukasz Erecinski da Pine64, o novo chip traz “desempenho de CPU ARM de classe de desktop de nível básico e muitas opções de IO”, e é provável que a Pine64 e outras empresas usem o processador RK3588 nos próximos computadores de placa única e outros produtos.

Você pode encontrar mais detalhes sobre o processador RK3588 em CNX-Software, incluindo a folha de dados completa de 35 páginas e um resumo dos principais detalhes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.