Rocky Linux 9.2 lançado com base no RHEL 9.2

E foi lançado o Rocky Linux 9.2 com base no RHEL 9.2, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

CentOS é um fork do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e, sem dúvida, uma escolha popular para implantar em servidores de produção por causa de sua estabilidade e compatibilidade sólidas.a

Mas, agora com o CentOS Stream, a Red Hat acabou de matar o CentOS como o conhecemos.

Gregory M. Kurtzer, que por acaso é o criador do CentOS Linux, não parece que gostou da “mudança de direção” do CentOS Linux, anunciada oficialmente pela Red Hat, e criou o Rocky Linux.

Rocky Linux é um sistema operacional comunitário corporativo projetado para ser 100% compatível bug-a-bug com o Red Hat Enterprise Linux. É liderado por Gregory Kurtzer, o fundador do projeto CentOS e está disponível para as arquiteturas de processador x86_64 e AArch64.

Enfim, o Rocky Linux, uma nova distribuição Linux construída a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux, é a última opção disponível para todos os usuários CentOS desencantados cuja distribuição preferida foi encerrada abruptamente em dezembro de 2020.

Agora, a Rocky Enterprise Software Foundation orgulhosamente anunciou a disponibilidade geral do Rocky Linux 9.2 como mais uma alternativa CentOS gratuita e de código aberto baseada no Red Hat Enterprise Linux.

Novidades do Rocky Linux 9.2

Rocky Linux 9.2 lançado com base no RHEL 9.2
Rocky Linux 9.2 lançado com base no RHEL 9.2

Sim. A atualização mais recente do projeto é o Rocky Linux 9.2, que inclui várias correções e melhorias.

O anúncio de lançamento menciona um problema de atualização com o Python junto com uma lista de novos recursos.

As variantes de imagem de nuvem LVM agora removem /etc/lvm/devices/system.devices para resolver problemas com PV/VG/LVs na instalação das imagens devido a serem codificadas para um dispositivo específico.

Um kernel aarch64 com um tamanho de página de 64kb agora está disponível através do pacote kernel-64k. nfsrahead, uma ferramenta para configurar o readahead para montagens NFS, foi adicionado. O suporte para GPU Intel Arc foi adicionado.

O infame bug do Flatpak que quebra todas as fontes em aplicativos que usam a fonte padrão (Cantarell) foi corrigido! O Wireguard mais uma vez funciona com o SELinux ativado.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Rocky Linux 9.2

Os usuários existentes do Rocky Linux 8 poderão atualizar suas instalações para a série Rocky Linux 9, mas os desenvolvedores recomendam uma nova instalação.

Lembre-se de que o Rocky Linux 8 continuará com suporte até 31 de maio de 2029, enquanto o Rocky Linux 9 terá suporte até 31 de maio de 2032.

A imagem ISO do Rocky Linux 9.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Dito isso, você pode baixar Rocky Linux 9 agora mesmo como imagens DVD (Full), Minimal ou Boot ISO para arquiteturas de hardware de 64 bits (x86_64) e AArch64 (ARM64).

As imagens Rocky 9.1 para todas as arquiteturas x86-64, aarch64, ppc64le e s390x estão disponíveis para aqueles que planejam usá-las como contêineres.

Além disso, as imagens oficiais do Rocky Linux agora estão disponíveis na Oracle Cloud Platform. Claro, imagens atualizadas para as nuvens Amazon EC2 e Microsoft Azure também estão disponíveis.

Já os usuários existentes do Rocky Linux 9 precisam apenas atualizar suas instalações executando o comando sudo dnf -y upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.