ROSA Fresh 12.5 lançado com kernel 6.6, MESA 23.3, e mais

E foi lançado o ROSA Fresh 12.5 com kernel 6.6, MESA 23.3, e mais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.

ROSA Fresh é uma distribuição Linux moderna russa, criada pela comunidade e disponível legalmente para todos gratuitamente e cujo código fonte do sistema é publicado sob a licença GPL.

O ROSA originou-se como um fork da agora extinta distribuição Mandriva Linux e foi desenvolvido de forma independente desde então. A empresa ROSA foi fundada no início de 2010 e lançou a primeira versão de seu sistema operacional em dezembro de 2010.

Inicialmente, visava usuários corporativos, mas no final de 2012 a ROSA lançou sua distribuição orientada ao usuário final, Desktop Fresh.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão de patch de ROSA Fresh 12.5.

Novidades do ROSA Fresh 12.5

ROSA Fresh 12.5 lançado com kernel 6.6, MESA 23.3, e mais
ROSA Fresh 12.5 lançado com kernel 6.6, MESA 23.3, e mais

ROSA Fresh 12.5 apresenta uma variedade de imagens de instalação, atendendo a diversas necessidades computacionais.

A atualização acomoda três arquiteturas de processador: x64, i686 e aarch64 (disponível posteriormente) e oferece cinco opções de ambiente de usuário.

Os usuários podem escolher entre dois ambientes gráficos abrangentes, KDE e GNOME, ou optar pelos sistemas mais leves LXQt e Xfce. Para aqueles versados ​​em linha de comando, ROSA Fresh Server oferece uma opção de interface de texto.

A inclusão do kernel 6.6 atualizado com suporte de segurança de longo prazo garante compatibilidade com os dispositivos mais recentes.

O sistema operacional também conta com bibliotecas gráficas MESA 23.3, que suportam Steam e facilitam o acesso a uma ampla gama de jogos e gráficos 3D.

Melhorias no suporte a dispositivos periféricos, incluindo impressoras e scanners, foram possíveis através das tecnologias ipp-usb e sane-airscan.

A nova versão possui um repositório totalmente redesenhado para maior segurança, com mais de mil vulnerabilidades corrigidas.

O instalador do sistema agora suporta particionamento automático com criptografia de dados, garantindo a confidencialidade dos dados em caso de perda do dispositivo.

Além disso, uma nova função permite o armazenamento de senhas de discos criptografados na memória não volátil do computador utilizando a tecnologia TPM2 (luksunlock/lukslock), proporcionando comodidade sem comprometer a segurança.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o ROSA Fresh 12.5

A imagem ISO do ROSA Fresh 12.5 já com KDE Plasma 5, LXQt, GNOME, Xfce e sem GUI, pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários que já possuem uma versão anterior do ROSA Fresh R12.x instalada receberão a atualização automaticamente.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.