Sculpt OS 21.10 lançado com aceleração de GPU Intel, e muito mais

E foi lançado o Sculpt OS 21.10 com aceleração de GPU Intel, e muito mais. Conheça as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

O Sculpt é um sistema operacional de desktop baseado em componentes que coloca o usuário na posição de controle total.

Ele é habilitado pelo Genode OS Framework, que fornece um conjunto abrangente de blocos de construção, a partir dos quais cenários de sistema personalizados podem ser criados.

O nome Sculpt sugere a ideia subjacente de criar, moldar e ajustar o sistema de forma interativa. Começando com um sistema básico bastante minimalista e genérico, este passeio pelo sistema Sculpt irá abranger os seguintes tópicos:

Enfim, o Sculpt OS é um sistema operacional de propósito geral construído a partir do Genode OS Framework como uma plataforma original de sistema operacional de código aberto.

Na quinta-feira (14/10), além dos lançamentos do Ubuntu 21.10 (mais seus derivados) e do OpenBSD 7.0, o Sculpt OS (baseado no Genode OS Framework) viu seu lançamento 21.10.

Novidades do Sculpt OS 21.10

Sculpt OS 21.10 lançado com aceleração de GPU Intel, e muito mais
Sculpt OS 21.10 lançado com aceleração de GPU Intel, e muito mais

Uma adição significativa com o Sculpt OS 21.10 agora é compatível com gráficos acelerados por hardware Intel neste sistema operacional.

Este suporte de GPU Intel no Sculpt OS é baseado no suporte de driver Mesa de código aberto no qual a Intel investe para sua cobertura de driver Linux e trabalho de portabilidade do driver de kernel Linux Intel.

Isso também faz uso do código multiplexador de GPU personalizado da Genode, apresentado no início deste ano.

Outra grande mudança, especialmente durante esses tempos pandêmicos de trabalho em casa, é o suporte inicial para câmeras da web USB.

O Genode OS 21.05 introduziu o suporte a câmeras da web e agora esse trabalho está chegando ao Sculpt OS 21.10, principalmente com foco na integração do VirtualBox e QEMU para executar o Genode/Sculpt OS como uma VM.

O Sculpt OS 21.10 também dá mais um passo além de sua fase rudimentar, pois seu navegador Falkon baseado em Chromium está começando a funcionar para reproduzir conteúdo de mídia, como vídeos e sons, dentro do navegador.

Ainda há mais progresso a ser feito, mas os marcos iniciais estão sendo atingidos.

Para saber mais sobre essa versão do Sculpt OS, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Sculpt OS 21.10

Para aqueles interessados ​​em poder testar ou instalar esta nova versão, eles podem obter a imagem do sistema no link a seguir. Uma imagem LiveUSB de 26 MB está disponível para download.

A imagem ISO do Sculpt OS 21.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

O código fonte do projeto é distribuído sob a licença AGPLv3. Oferece suporte ao trabalho em sistemas com processadores Intel e gráficos com extensões VT-d e VT-x ativadas.

Para preparar uma memória USB inicializável no Windows, são sugeridas algumas opções.

O primeiro deles é com o Rufus, que é suficiente para baixar o aplicativo, tanto o instalador quanto a versão portátil. Ao executar o aplicativo, devemos conectar a memória USB e selecioná-la em “Dispositivo”

Mais tarde, na “Seleção de inicialização”, vamos selecionar a imagem do sistema e clicar em Iniciar.

A outra opção é com o Win32 Disk Imager em “Arquivo de imagem”, vamos selecionar a imagem do sistema, selecionar nosso dispositivo USB e clicar em “Escrever”.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.