Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Como instalar o Searx Meta Search Engine no Ubuntu e derivados

Se você quer pesquisar sem expor seus dados e ser rastreado, conheça e veja como instalar o Searx Meta Search Engine no Ubuntu e derivados.

O Searx é um mecanismo de metabusca gratuito e de código aberto com o objetivo de proteger a privacidade de seus usuários, disponível sob a licença GNU Affero General Public License versão 3.

O Searx pode buscar resultados de pesquisa de cerca de 70 mecanismos diferentes, como Bing e Google. Para proteger a privacidade de seus usuários, Searx não compartilha os endereços IP ou o histórico de pesquisa dos usuários com os mecanismos de pesquisa dos quais coleta resultados.

Os cookies de rastreamento servidos pelos mecanismos de pesquisa são bloqueados, impedindo a modificação dos resultados baseados em perfis de usuários.

Como instalar o Searx Meta Search Engine no Ubuntu 18.04 LTS

Por padrão, as consultas da Searx são enviadas via HTTP POST, para evitar que as palavras-chave de consulta dos usuários apareçam nos registros do servidor Web.

Cada resultado de pesquisa é fornecido como um link direto para o respectivo site, em vez de um link de redirecionamento rastreado, como o usado pelo Google.

Além disso, quando disponíveis, esses links diretos são acompanhados por links “armazenados em cache” e/ou “proxy”, que permitem a visualização de páginas de resultados, sem realmente visitar os sites em questão.

Os links “armazenados em cache” apontam para versões salvas de uma página no archive.org, enquanto os links “proxy” permitem visualizar a página ativa atual por meio de um proxy Web baseado em Searx.

Além da pesquisa geral, o mecanismo também possui guias para pesquisar em domínios específicos: arquivos, imagens, TI, mapas, músicas, notícias, ciência, mídias sociais e vídeos.

Como instalar o Searx Meta Search Engine no Ubuntu e derivados

Para instalar o Searx Meta Search Engine no Ubuntu e derivados, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale algumas dependências exigidas pelo Searx, executando o seguinte comando:;

sudo apt-get install git build-essential python-babel zlib1g-dev libffi-dev libssl-dev libxslt-dev python-dev python-virtualenv -y

Passo 3. Acese a pasta opt;

cd /opt/

Passo 4. Baixe a versão mais recente do Searx do repositório Git com o seguinte comando:;

sudo git clone https://github.com/asciimoo/searx.git

Passo 5. Por padrão, o Searx é acessível apenas no sistema local. Portanto, você precisará configurar o Searx para acessar a partir do sistema remoto. Você pode fazer isso editando o arquivo /opt/searx/searx/settings.yml, usando o comando abaixo. Substitua 192.168.1.100 no comando pelo IP público do seu servidor;

sudo sed -i 's/127.0.0.1/Prompt=192.168.1.100' /opt/searx/searx/settings.yml

Passo 6. Em seguida, altere o diretório para searx;

cd /opt/searx

Passo 7. E ative o ambiente virtual Searx;

sudo virtualenv searx-ve
sudo source searx-ve/bin/activate

Passo 8. Atualize o Searx com o seguinte comando;

sudo ./manage.sh update_packages

Passo 9. Em seguida, inicie o Searx com o seguinte comando;

sudo python searx/webapp.py

A Searx agora está ativa e ouvindo na porta 8888. Abra o seu navegador Web e digite a URL http://192.168.1.100:8888 (altere o IP para o seu IP) e você será redirecionado para a página padrão:


Sair da versão mobile