Sensor de temperatura no Pixel 8 Pro finalmente tem uma utilidade

Lançado inicialmente sem muitas explicações sobre o recurso, o sensor de temperatura no Pixel 8 Pro finalmente tem uma utilidade.

O Pixel 8 Pro é o primeiro telefone do Google a incluir um sensor de temperatura embutido na barra da câmera na parte traseira do telefone.

Mas quando o Google lançou o telefone em outubro, a empresa não forneceu muitas explicações sobre para que você deveria usá-lo.

Agora já sabemos: além de medir a temperatura de objetos que não estejam a mais de cinco centímetros de distância, você pode usar o sensor como termômetro para medir a temperatura corporal.

Sensor de temperatura no Pixel 8 Pro finalmente tem uma utilidade

Sensor de temperatura no Pixel 8 Pro finalmente tem uma utilidade
Sensor de temperatura no Pixel 8 Pro finalmente tem uma utilidade

Sim. O sensor de temperatura no Pixel 8 Pro finalmente tem uma utilidade. O Google afirma que uma versão atualizada de seu aplicativo Thermometer para o Pixel 8 Pro começou a ser lançada como parte do mais recente lançamento de recursos do Google Pixel.

Esta não é exatamente uma notícia surpreendente: meses antes do Google lançar oficialmente o Pixel 8 Pro, vazamentos indicavam que ele incluiria um recurso que permitia ler a temperatura corporal movendo o telefone sobre a testa.

Mas parece que o Google não recebeu aprovação regulatória para classificar o telefone + software como um dispositivo médico a tempo do lançamento, então em outubro o Google apenas disse que você poderia usar o sensor para fazer coisas como verificar a temperatura de uma frigideira ou o temperatura do leite na mamadeira.

Agora, o FDA dos EUA certificou o aplicativo sensor de temperatura + termômetro Pixel 8 Pro como “Software de detecção de temperatura corporal”, permitindo que o Google anuncie esse recurso da maneira que provavelmente sempre foi pretendido.

Também vale a pena ter em mente que normalmente são necessários vários anos de planejamento para trazer um novo recurso como esse para um smartphone, então é provável que o Google tenha começado a desenvolver um recurso de termômetro no início da pandemia de COVID-19, quando mais pessoas estavam preocupadas em monitorar a temperatura corporal, entre outras coisas, como forma de controlar possíveis sintomas.

Aliás, o COVID-19 ainda não desapareceu (há uma grande onda acontecendo agora), mas parece que muitas pessoas passam muito menos tempo se preocupando com isso atualmente, o que me faz pensar se há realmente muita demanda por esse tipo de recurso em um smartphone.

Mas parece que o Google está comprometido com a ideia: imagens vazadas recentemente da próxima geração do Pixel 9 e do Pixel 9 Pro mostram que ambos os telefones provavelmente terão sensores de temperatura.

Outras alterações incluídas no último Pixel Feature Drop incluem:

  • O recurso Circle to Search do Google , anunciado junto com o Samsung Galaxy S24, agora está disponível no Pixel 8 e Pixel 8 Pro.
  • Os recursos de IA “Magic Compose” para Mensagens do Google permitem “reescrever mensagens redigidas em estilos diferentes” no Pixel 6 e posterior.
  • O Mensagens do Google também está adotando um recurso Photomoji que permite transformar fotos em reações de emoji.
  • O Near Share está sendo renomeado como Quick Share.
  • O Pixel Buds Pro pode alternar automaticamente entre fontes de áudio, incluindo um Pixel Watch e um Pixel 5a ou um telefone mais recente (ou Pixel Tablet).

O Pixel Feature Drop está sendo lançado agora, mas pode levar algumas semanas até que chegue a todos os dispositivos Pixel compatíveis.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.