Versões antigas do Skype para Linux pararão de funcionar em julho

Se você ainda usa o Skype pré alpha/beta no Linux, fique alerta, pois as versões antigas do Skype para Linux pararão de funcionar em julho.


O Skype 4.3 é a versão nativa mais recente do cliente Skype para Linux, mas foi lançado por volta de agosto de 2014.

A última versão do Skype para Linux é a 5.3. Essa versão, não é um app nativo (como a 4.3 ou inferior). Na verdade trata-se do Skype web envolto pelo framework Electron. Por isso, esse novo aplicativo Skype Linux possui uma integração de desktop apenas “superficial”.

Embora agora você possa fazer chamadas de vídeo através dele, o Skype para Linux 5.3 não possui recursos que os usuários do cliente VoIP confiem, como compartilhamento de tela, acesso à API e controle avançado de vídeo e áudio.

Agora, o site “OMG! Ubuntu!” relata que visualizou uma pequena notificação na página de download do Skype para Linux informa que o cliente Skype para Linux versão 4.3 (e versões mais antigas) serão aposentadas no primeiro dia do mês de julho de 2017, e que para continuar conversando, os usuários terão que instalar a versão mais recente do Skype para Linux.

Versões antigas do Skype para Linux pararão de funcionar em julho
Versões antigas do Skype para Linux pararão de funcionar em julho

Porque as versões antigas do Skype para Linux pararão de funcionar em julho?

Segundo a Microsoft, o motivo da desativação é o seguinte: “À medida que avançamos, algumas funções podem parar de funcionar corretamente nessas compilações antigas [e podemos] ter que retirar essas compilações”.

A empresa, em uma declaração no início deste ano, reiterou o seu apoio à solução multiplataforma, mas sugeriu que a melhor maneira de fornecer isso era através de “uma versão nativa baseada no Skype para outras plataformas suportadas que se beneficiam da última ORTC ou tecnologia WebRTC”.

E o que eu faço agora?

Portanto, se você ainda está usando o Skype 4.3 ou inferior e não quer correr o risco de ficar na mão, use um dos tutoriais abaixo para instalar a versão mais recente, mesmo com as limitações dela:

Como instalar a nova versão do Skype no Linux Ubuntu, Debian, openSUSE, Fedora e derivados
Como instalar a versão mais recente do Skype no Linux via repositório

É claro, você não é obrigado a instalar a versão mais recente do Skype. Você pode aproveitar para experimentar outras opções como o Wire, Telegram e Viber.

Escolha a opção que for mais adequada e conveniente para o seu uso e continue a se comunicar.

Conheça melhor o Skype

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Fonte

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


No Post found.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.