Slax 11.2 lançado com suporte de inicialização EFI para dispositivos USB

Tomas Matejicek anunciou o lançamento do Slax 11.2 com suporte de inicialização EFI para dispositivos USB. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Slax é um live CD minimalista baseado na ramificação ‘stable’ do Debian. Ele inicializa em um desktop simples usando o gerenciador de janelas Fluxbox, que oferece uma pequena coleção de aplicativos, incluindo o navegador da Web Chromium, um editor de texto e uma calculadora.

Antes da versão 9.x, o Slax era um live CD baseado no Slackware com a área de trabalho do KDE e uma ampla coleção de software pré-instalado para uso diário junto com ferramentas de recuperação úteis para administradores de sistema.

Agora, o desenvolvedor e criador do Slax, Tomas Matejicek, anunciou o lançamento do Slax 11.2.

Novidades do Slax 11.2

Slax 11.2 lançado com suporte de inicialização EFI para dispositivos USB
Slax 11.2 lançado com suporte de inicialização EFI para dispositivos USB

Slax 11.2 é uma grande atualização desta distribuição portátil, que já foi derivada do Slackware Linux, e que agora, é baseado no Debian e usa o levíssimo gerenciador de janelas Fluxbox.

A nova versão é derivada da mais recente e melhor série de sistemas operacionais Debian 11 Bullseye e executa a série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Mais especificamente, o Slax 11.2 é alimentado pelo kernel Linux 5.10.92.

Alguns dos principais recursos do Slax 11.2 incluem suporte de inicialização EFI para dispositivos USB, suporte AUFS completo para manter o suporte para seus módulos existentes de versões anteriores do Slax, Connman como o aplicativo padrão para gerenciar conexões de rede em vez de Wicd, que também oferece melhor suporte de conexões Wi-Fi.

Alguns dos aplicativos padrão foram alterados no Slax 11.2.

O Slax agora usa PCManFM como gerenciador de arquivos padrão, GNOME Calculator como aplicativo de calculadora padrão, SciTE como editor de texto padrão, XArchiver como gerenciador de arquivos padrão, LXTask como gerenciador de tarefas padrão e XTerm como emulador de terminal padrão.

No Slax 11.2, o navegador Web Chromium e o media player VLC também estão presentes com um atalho na área de trabalho, mas não estão instalados. Ao clicar, os usuários serão solicitados a instalá-los a partir dos repositórios, um processo automático que ocorre em segundo plano.

Além disso, o Slax 11.2 permite suporte “clique por toque” para touchpads e vem com o utilitário xinput para listar e consultar dispositivos de entrada disponíveis e para alterar as configurações do dispositivo de entrada.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Slax 11.2

Os atuais usuários do sistema podem atualizar suas instalações executando o comando ‘sudo apt-get update & sudo apt-get full-upgrade‘ em um emulador de terminal.

Para quem quiser fazer uma nova instalação, a imagem ISO do Slax 11.2 (de 32 e 64 bits) já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.